A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Chasques recentes

Tradicionalismo perde compositor José Bicca


Foto:Emilio Pedroso

Morreu hoje, em São Borja, o compositor nativista José Lewis Bicca. Aos 71 anos, ele sofreu uma arritmia cardíaca brusca.

Bicca é natural de Cachoeira do Sul. Em 1961, foi para São Borja, onde trabalhava na lavoura. Desenvolveu uma série de atividades durante a vida. Era auditor fiscal público aposentado e mantinha uma pequena marcenaria em casa — seu sonho era ser engenheiro. Chegou a ser jogador de basquete, atividade que tentou difundir em São Borja.

Mas nada disso teve tanto sucesso como o que realmente o consagrou. O verdadeiro talento surgiu com a ajuda de seu amigo Apparício Silva Rillo (1931 — 1995): a música. Do Clube dos Dez, grupo formado por amigos que se reuniam com os mais variados objetivos, Bicca ajudou a fundar Os Angueras — Grupo Amador de Arte.

Os Angueras participaram de diversos eventos no interior do Estado, entre eles o Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana. Rillo era quem fazia as letras e Bicca era o compositor das músicas. Com os Angueras, Bicca participou de dois álbuns. Em 1975, "Cantos de Pampa e Rio" foi lançado. Só 20 anos depois, em 1995, veio o segundo trabalho gravado, "Sinhá Querência".

Em 9 de outubro de 1982, Zé Bicca, como era conhecido, também foi personagem da fundação do Museu da Estância, em São Borja. O local é um acervo dos mais variados trabalhos dos homens do campo, principalmente com materiais oriundos de estâncias e fazendas da região das Missões e da Fronteira Oeste.

Zé Bicca se consagrou ao ser personagem fundamental para a criação de um dos eventos da música mais importantes do Estado: o Festival da Barranca, em 1972, que se mantém firme até hoje. Adorador da música nativista, queria ver um evento sem competições. Bicca nunca considerou o evento um festival, mas sim um encontro de músicos profissionais e amadores em São Borja. Na Barranca, não entram mulheres (por falta de conforto a elas, dizia Bicca) e nem que não seja convidado. Anualmente, 300 pessoas se reúnem às margens do Rio Uruguai para celebrar a música, sempre em meio à Semana Santa.

Bicca deixa a mulher Magda e os filhos Eduardo, Lucas e Adriana. Como todo anguera, será velado no Museu da Estância. O enterro será feito no Jardim da Paz, em São Borja.

Fonte: www.clicrbs.com.br

{[['']]}

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados