A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Avaliação positiva, mas com previsão de melhorias

Avaliação positiva, mas com previsão de melhorias

{[['']]}
A 24ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) se confirmou como a maior da história. Não só pelo número de visitantes, que ultrapassou os 70 mil, mas também pelo acréscimo de concorrentes. O presidente do evento, Armando Gewehr, ainda destaca um terceiro ponto: a qualidade técnica. Segundo ele, foi consenso entre os organizadores que o nível das disputas aumentou por conta da preparação das equipes e competidores individuais.

Ontem, o dia foi de avaliações e perspectivas, já que o ano de 2010 marca o jubileu de prata do Enart. “Foi um grande evento, o maior, dentro da expectativa que tínhamos. Não houve qualquer incidente e prevaleceu a disciplina entre os participantes”, aponta Gewehr. Um dos destaques, segundo ele, foi o empenho dos grupos das Danças Tradicionais, que mostraram riqueza de detalhes e pesquisas históricas nas coreografias de entrada e saída. “Tecnicamente, foi muito bom”.

Em relação à estrutura, afirma que não ocorreram problemas. Somente em dois casos a organização precisou ajudar na obtenção de lonas para proteger barracas de visitantes acampados no local. “O pessoal já vem preparado para a chuva. E o local suportou bem o número de barracas”. Para a próxima edição, devem ser providenciadas novas alterações no palcos, aumentando o número de espaços cobertos, que em 2009 foram sete. Conforme o presidente, alguns concursos se estenderam noite adentro pelo fato de terem que esperar o término de outros para utilizar o mesmo tablado. “É certo que haverá mais palcos para enxugar a carga horária”, adianta.

FILAS E SOM

Entre os visitantes, uma das reclamações foi a acústica no ginásio poliesportivo, comprometendo o entendimento de diálogos e canções. Nessa segunda-feira a comissão organizadora cobrou explicações da empresa responsável pelo som. “Para o próximo ano pensamos em contratar um engenheiro de som para indicar alternativas de melhoria. Sabemos que são questões técnicas, então vamos providenciar mudanças”, reforçou.

Já sobre as filas que se formaram no lado de fora do ginásio, Gewehr afirma que ficou triste por não poder acomodar todo mundo, mas ressalta o respeito às normas de segurança, que limitam o público de acordo com a capacidade do prédio. “Temos uma responsabilidade com o público. Vamos pensar em medidas para comportar essa demanda”.

O maior evento amador de cultura da América Latina teve a presença de 174 entidades tradicionalistas de 88 municípios, competindo em 23 modalidades no Parque da Oktoberfest. No total, foram contabilizados 200 ônibus de excursões. Cerca de 60 grupos participantes do festival ficaram alojados em escolas, clubes e sociedades de Santa Cruz. Com a rede hoteleira lotada, parte dos participantes se hospedou em espaços nos municípios vizinhos.

Conforme as estimativas do MTG, desde as etapas regionais, que começaram em julho, o Enart teve a participação de 5 mil artistas. Para o ano que vem, a realização das finais do evento em Santa Cruz está confirmada. Em documento assinado no início deste ano, a Prefeitura e o MTG firmaram acordo para a realização do encontro no município até 2012.

do Jornal Gazeta do Sul.
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados