A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Cancelada a Festa Internacional do Churrasco

Cancelada a Festa Internacional do Churrasco

{[['']]}
O clima de tragédia, provocado pela enxurrada, que na última semana atingiu mais de 140 famílias, causou o cancelamento da 8ª Festa Internacional do Churrasco.

Apenas o Canto Sem Fronteira será realizado, mas em novo local e com outro objetivo.

Ontem à tarde, todos os secretários e coordenadorias envolvidas, tanto com a organização da Festa do Churrasco, quanto com o auxílio aos desabrigados, desalojados e atingidos se reuniram com o prefeito. Todos concordaram que o momento não é o ideal para a comemoração de uma festa tão grande, além de que o local onde ela ocorreria também foi prejudicado pelas constantes chuvas.

O secretário municipal de Atividades Urbanas, Eloi Thomas, revelou que o Parque do Gaúcho, onde a Festa do Churrasco aconteceria neste final de semana, não tem condições de receber o público. As pistas de provas campeiras e de atrações artísticas não sofreram tantos danos, mas o bosque está alagado. Segundo o secretário, no momento todas as máquinas estão ocupadas no trabalho das áreas ribeirinhas e, assim que as chuvas cessarem inicia a recuperação dos trajetos onde passam os ônibus.

O coordenador do Parque do Gaúcho, Jorge Abott, e o coordenador do Canto Sem Fronteiras, Tiago Cesarino, concordaram que a Festa do Churrasco fosse cancelada ou transferida, tendo em vista o abalo emocional dos bajeenses. No entanto, eles sugeriram que o Canto Sem Fronteiras fosse mantido. Isso porque se trata de um lançamento de CD, onde todas as datas foram previamente definidas, envolve direitos autorais e também o fato dos cantores e compositores selecionados viajarem de longe para participar do evento.

Depois que cada um dos secretários, coordenadores, vereadores e representantes de moradores deu sua opinião a favor do cancelamento ou adiamento da Festa do Churrasco, foi a vez do coordenador da Defesa Civil, capitão Max Meinke se posicionar. Ele comentou que atualmente a cidade está abalada emocionalmente para a realização de uma festa tão significativa e considerou seus festejos uma falta de consideração às famílias atingidas. Além disso, ele chegou a mencionar que a retirada dos maquinários dos locais atingidos pela cheia do Arroio Bagé para a recuperação de um local de eventos não seria bem visto pela comunidade.

Decisão

Com todas as opiniões colocadas na mesa, além da meteorologia prever mais chuva para esta semana, o prefeito Luis Eduardo Colombo decidiu. “A Festa Internacional do Churrasco está cancelada em 2009. A 8ª edição acontecerá em 2010, em data a ser definida”, garantiu.

Nos próximos dias os patrocinadores e apoiadores do evento serão convidados a se reunir com o prefeito. O assunto será a possibilidade de manter ou negociar para 2010 os valores investidos no evento deste ano. “O cancelamento foi uma decisão tomada com muita prudência e reflexão”, observou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Magda Flores, disse que os recursos investidos pela prefeitura não serão devolvidos para os contratados, já que grande parte foi utilizada para a realização da Festa. Os valores que a prefeitura perdeu com o cancelamento, bem como seu custo total se fosse realizada, ainda não foram contabilizados.

Show de solidariedade

Outra definição de ontem foi em relação ao Canto Sem Fronteiras. O evento será mantido, mas passa a ser considerado um grande show de solidariedade. Todos que forem prestigiar os três dias de espetáculo devem doar roupas, roupas de cama e gêneros de higiene e limpeza que serão doados às famílias atingidas pela enxurrada.

O show de solidariedade do Canto Sem Fronteiras será realizado na próxima sexta-feira, a partir das 20h, sábado, no Largo do Centro Administrativo, onde as atividades se estendem no sábado e domingo.

do blog Pulperia.

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados