A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Público do Enart supera marca de 70 mil em 3 dias

Público do Enart supera marca de 70 mil em 3 dias

{[['']]}
Um mês depois da maior festa germânica no Estado, a cultura gaúcha ocupou todos os espaços do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, no fim de semana. Tradicionalistas de todas as regiões do Rio Grande do Sul, e também de outros estados, participaram do maior evento de arte amadora da América Latina. A 24ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) recebeu de sexta-feira até ontem um público superior a 70 mil pessoas, conforme a comissão organizadora, com 200 ônibus de excursões e entre 10 e 11 mil visitantes acampados em 2,5 mil barracas dentro do parque. Sessenta grupos participantes do festival ficaram alocados em escolas, clubes e sociedades de Santa Cruz do Sul. O presidente da comissão organizadora, Armando Gewehr, afirma que a rede hoteleira da cidade estava com todos os espaços reservados com 30 dias de antecedência e que diversos visitantes, todos os anos, fazem as reservas para a edição seguinte. Parte dos participantes do Enart se alojou nos municípios de Vera Cruz, Venâncio Aires e Rio Pardo.

A inclusão da Força B na modalidade de danças tradicionais, no 24º Enart, aumentou a participação de tradicionalistas na etapa final do festival. Com a medida, conforme o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Oscar Fernande Gress, CTGs de menor porte e sem condições de manter grande instrumental e instrutores tiveram a oportunidade de participar das disputas. Ele afirma que a divisão de acesso superou as expectativas, não apenas na final do festival, mas nas fases regionais e inter-regionais.

O ginásio poliesportivo, onde ocorreram as apresentações da Força A de danças tradicionais, e as arquibancadas montadas no pavilhão 2 do parque para a Força B, apresentaram a maior concentração de público durante o festival. O CTG vencedor da divisão de acesso garante a presença automática para disputar a categoria A, em 2010. O presidente do MTG ressalta a qualidade das apresentações do festival. ''Apesar de ser o maior evento amador na modalidade da América Latina, aqueles que assistem têm a sensação de ser tudo profissional'', diz.

Os ensaios de um grupo que disputa o Enart duram, em média, três a quatro horas por dia, no mínimo duas vezes por semana. O instrutor de danças tradicionais coordena toda a parte técnica e alguns grupos recorrem a coreógrafos específicos para orientar as entradas e saídas e até a pessoas ligadas ao teatro. O presidente do MTG calcula que desde as etapas regionais, que começaram em julho, o festival teve a participação de 5 mil artistas. Apenas para a final havia a inscrição de 3,5 mil. Gress explica que dois colombianos de Bogotá, do Centro Cultural Llanero, vieram conhecer o Enart. Além disso, pela primeira vez representantes das escolas de samba do Rio de Janeiro acompanharam as apresentações.

O festival mobiliza os tradicionalistas durante todo o ano. Gress salienta que após o encerramento da etapa final, as invernadas começam os preparativos dos grupos para o ano seguinte, com a participação em rodeios até março, onde acontecem os testes de qualificação. Além das 23 modalidades artísticas, ocorreu a 10ª Mostra de Artes e Tradição Gaúcha. Prendas e peões das 30 regiões tradicionalistas apresentaram peças da indumentária nativista. A exposição é pré-requisito para que as prendas e peões concorram ao título em nível estadual.

A transmissão, pela primeira vez, das danças tradicionais pela Internet fez gaúchos em todos os continentes acompanharem as apresentações da principal categoria do Enart. Até a tarde de ontem, 240 mil pessoas haviam acessado o site www.enart.org. A equipe organizadora realizou no fim de semana um trabalho de planejamento para o festival de 2010, quando será comemorado o jubileu de prata do evento.

Fonte! Correio do Povo de Porto Alegre - RS. Edição do dia 16 de novembro de 2009, por Otto Teche (oteche@correiodopovo.com.br). Caderno Cidades.
Chasque Pampeano.
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados