A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » 22ª FECARS

22ª FECARS

{[['']]}

FECARS - Histórico

De 1983 a 1987, foram diversas tentativas de regulamentar algo, a nível de MTG, pois não se tinha nada com referência campeira.
Frontelmo Alves Machado, hoje Conselheiro Benemérito do MTG, que sonhava em “ver o Rio Grande campeiro todo reunido numa grande festa anual”, em fevereiro de 1987, procurou o Presidente do MTG, Zeno Dias Chaves e trasmitiu-lhe sua intenção, apresentando inclusive, um esboço de regulamento.

A iniciativa, segundo seu idealizador, teria como objetivos: “Unir os gaúchos campeiros em um evento, nas diversas modalidades, para confraternizar e apurar seus campeões com representação dentro e fora do Estado, para competições desta natureza.”

O Presidente convocou uma reunião, convidando os seguintes companheiros com conhecimentos gerais de campeira: José Theodoro Bellaguarda de Menezes, João Francisco Rodrigues de Andrade, Oraci Louzada Abreu, Wilson Freitas e Cyro Dutra Ferreira. Formada uma comissão, esta por 3 dias reunidos no MTG, trabalhou na elaboração de um regulamento. Posteriormente percorreram o Estado recolhendo detalhes de usos e costumes, com a colaboração de muitos tradicionalistas e Coordenadores Regionais, a cerca das práticas campeiras.

Foi marcada uma Convenção Extraordinária, onde a comissão formada por Frontelmo Alves Machado, Wilson Freitas e Cyro Dutra Ferreira, iriam defender a matéria. De 11 a 13 de dezembro de 1987 foi realizada em Júlio de Castilhos a 26ª Convenção. No dia 11 foi aprovado o Ante-Projeto com o nome “Festa Crioula do RGS”, a seguir, modificado para “Festa Campeira do Rio Grande do Sul – FECARS” e marcada a primeira edição para março de 1989.

20ª FECARS

Resultado do cante e encante Seu CTG
Melhor Instrumentista - Lucas Gaiteiro do DTG Lenço Colorado
Melhor Intérprete - Suzane Paz - DTG Lenço Colorado
Melhor Conjunto Vocal - Estância Gaúcha
Melhor Conjunto Instrumental - DTG Lenço Colorado
Melhor Letra - Estância Gaúcha
Melhor Pesquisa - GC Gaúchos de 35
Melhor Torcida - GC Gaúchos de 35

3 Lugar - CTG Tropeiros da Amizade - A Saudade e o Tropeiro
2 Lugar - CTG Estância de Sapucaia - O Rio da Minha Estância
1 Lugar - Estância Gaúcha - Canoeiro
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados