A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Caxias recebe o tradicionalismo

Caxias recebe o tradicionalismo

{[['']]}
Editorial do presidente do MTG, publicado no jornal ECO DA TRADIÇÃO, de março de 2010.

A Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), após um acordo com a prefeitura de Santo Augusto, será excepcionalmente realizada em Caxias do Sul, neste mês, como já é de conhecimento da maioria do público tradicionalista. O maior evento campeiro do MTG está integrando as comemorações oficiais do município, que em 2010 celebra 100 anos da chegada do trem à Caxias, 120 anos de emancipação política e 135 anos de imigração italiana. Como um movimento que promove a integração, a união entre raças, não poderia ter agido diferentemente e por isso decidi colaborar para que ambas administrações municipais entrassem em acordo, sem prejuízo para o evento e para o público.

A festa será realizada nos pavilhões da Festa da Uva, onde acontecerá paralelamente o Salão Gaúcho de Turismo, iniciativa do Governo Estadual, da mais alta importância e que trará inevitavelmente uma bela repercussão para o tradicionalismo e para a sociedade gaúcha como um todo.

Durante estes dias, também acontecerá a escolha da Música tema da Semana Farroupilha 2010. È o início das atividades do maior evento popular dos gaúchos, que já ganha destaque nacional pelo seu tamanho e pela sua representatividade.

Como estamos falando de atividades campeiras, um destaque se faz necessário e diz respeito à apresentação de grupos não tradicionais em rodeios e festas tradicionalistas. Como já manifestado em outras ocasiões, o Movimento Tradicionalista Gaúcho não faz discriminação de nenhum estilo musical ou conjunto em particular. Como entidade maior do tradicionalismo organizado, temos em nosso estatuto como missão principal a manutenção e preservação das tradições gaúchas. Assim sendo, qualquer demonstração de usos e costumes em CTGs filiados ou em eventos promovidos pelos mesmos, e que fujam aos nossos objetivos, não poderão ser permitidos, sob pena de estarmos violando o que nossos próprios regulamentos nos obrigam a cumprir.

Assim, pode-se facilmente compreender que não são os grupos e ou suas nomenclaturas que os impedem de apresentar-se em galpões de CTG ou em festas tradicionalistas. O Movimento Organizado não é contra nenhum estilo musical e nem encontraria motivos para sê-lo.

Destaco também o lançamento da nova Coletânea da Legislação Tradicionalista, volume que deve estar presente no cotidiano de nossas atividades. Esta obra é fundamental para o Movimento, pois facilita a pesquisa à informações sobre regulamentos e procedimentos que todo tradicionalista deve seguir e adotar.

Também é merecido o registro pela passagem do Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia oito do mês corrente. Em nome do MTG e de todos os tradicionalistas, presto minhas homenagens a todas as mulheres, representadas pelas conselheiras, coordenadoras, patroas e tradicionalistas que ajudam a formar as tradições do nosso Rio Grande.

do blog do MTG.
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados