A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Estátua do Jayme sem a devida atenção

Estátua do Jayme sem a devida atenção

{[['']]}
Canabarro

O monumento erguido ao pajador Jayme Caetano Braum - um dos quatro troncos missioneiros erguido em uma das entradas de São Luiz Gonzaga já está em estado de abandono, e sem a devida atenção do poder publico com um símbolo do tradicionalistmo gaucho, provavelmente em breve seja vitima de vandalismo.

Os quatro troncos missioneiro formado por; Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braum e Pedro Ortaça - os três primeiros já falecidos foram os responsáveis pelo resgate da arte missioneira tanto na poesia como na musica e pajadas, hoje quando se ouve uma musica das missões fica fácil identifica-la pelo maneira de tocar a gaita. Jaime Caetano Braum foi poeta, compositor e pajador autor de inúmeras obras sendo a mais conhecida BOCHINCHO que narra um peleja em um fandango daqueles bem chulos e que o artista escultor VINICIUS RIBEIRO muito bem retratou em um dos paineis que decoram a base do magnífico monumento eregido ao grande missioneiro!
Quanto vale um símbolo da nossa história? Qual é o preço da nossa identidade e da força do amor terruneo de nossos ídolos? Afinal onde está o respeito a obra deste grande missioneiro e o respeito ao escultor que eregiu esta grande obra homenageando este grande símbolo das missões?

Onde deveria haver uma praça, nada existe, apenas a estátua de seis metros de altura comtemplando os pampas, sequer um refletor a iluminar aquele que com sua arte e amor às missões resgatou nossa identidade missioneira e nos fez renascer no orgulho de sermos gaúchos missioneiros!
Aquele que com sua arte cantou e enalteceu São Luiz Gonzaga, foi esquecido pelo poder publico e é mais uma prova de que "Santo de Casa não Faz Milagre" é uma prova cabal de que o poder publico esta pouco se lixando com a cultura ou com a história do nosso
amado Rio Grande do Sul!!

Informações do Coxixo Gaúcho
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados