A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Informativo Campos Novos em Canto

Informativo Campos Novos em Canto

{[['']]}


“Campos Novos em Canto” é o título do CD que nasceu do encontro de Nilo Bairros de Brum com Lory Alves França. O primeiro é conhecido escritor, pesquisador e compositor regionalista e o segundo, é compositor e acordeonista natural de Campos Novos.

Nilo já produziu três livros e algumas centenas de músicas regionalistas, a maioria das quais gravada por conhecidos intérpretes gaúchos. Natural da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Nilo está radicado em Santa Catarina há mais de dez anos, onde vem demonstrando crescente interesse pela cultura catarinense.

Recentemente (dezembro de 2009), em parceria com o compositor e tecladista Paulo Luiz da Silva, Nilo publicou um CD intitulado “Retratos do Sul” cujas letras, todas inéditas, tem por tema aspectos dos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), como, por exemplo, “Baile da Farinhada”, “Açorita e Brasileira” e “Maná do Sul”, três obras que falam do litoral, com sua influência açoriana, seus engenhos de farinha e seus arrastões de tainha.

Agora, com o CD “Campos Novos em Canto”, o foco é a região serrana de Santa Catarina, com os usos e costumes daque micro-região, sua origem tropeira, sua vocação para produzir grãos e sua gente trabalhadeira. “Queres ser universal, começa por pintar tua aldeia”, já dizia Leon Tolstói.

A ELETROSUL também acredita nessa frase de Tolstói e, percebendo o alcance cultural do micro-regionalismo, integrou-se nessa empreitada, dando-lhe novo alento. A idéia de difundir a história e cultura de pequenas regiões tem tudo para dar certo, desde que seja encontrada uma linguagem direta e popular que chegue ao alcance de todos. Parece que Nilo e Lory encontraram essa linguagem e a ELETROSUL, sempre pronta em acolher boas causas, não deixou o fato passar despercebido.

Colaboração: camposnovosem.canto@gmail.com
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados