A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Prédio da Biblioteca do MTG está pronto

Prédio da Biblioteca do MTG está pronto

{[['']]}
(Reportagem de Mariana Mallmann)

Após oito meses, as obras de construção da Biblioteca Central do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) foram encerradas no início deste mês. Inicialmente, a entrega estava prevista para o final de novembro, mas em função das intensas chuvas de setembro, quando apenas três dias puderam ser aproveitados, o encerramento precisou ser adiado. Desde o princípio, o andamento dos trabalhos foi acompanhado pela responsável técnica, a engenheira Karina Garcia Pimentel Huber, e pelo arquiteto Mário Grin.

São 136,74 metros quadrados disponíveis aos tradicionalistas. Além da Biblioteca, o espaço também abrigará parte da estrutura da Fundação Cultural Gaúcha, hoje instalada no prédio ao lado, na esquina da Avenida Guilherme Schell com a Travessa Ouvidor, no Bairro Santo Antônio, em Porto Alegre, e um Museu. O próximo passo será a instalação dos móveis nos três pavimentos.

Segundo a vice-presidente de Cultura do MTG, Marília Dornelles, além do acervo bibliográfico também serão oferecidas exposições mensais sobre temas variados, mas sempre relacionados ao folclore e a tradição gaúcha. A Biblioteca e o Museu ficarão sob responsabilidade do diretor do Departamento de Apoio em Acervo Bibliográfico e de Imagens Físicas e Virtuais, Paulo Roberto de Fraga Cirne.

A Biblioteca, denominada Guilherme Schultz Filho, possui um considerável acervo constituído de livros, fotografias, jornais, revistas e trabalhos de pesquisa. Os livros são das áreas de literatura, história, romance, poesia, tradicionalismo e folclore. As pesquisas são resultado dos projetos culturais.

A iniciativa faz parte do projeto Ler é Legal, criado com o objetivo de atender as necessidades dos interessados, sejam tradicionalistas ou não. Parte da obra, ou seja, R$ 100 mil, foi financiada pela Lei Rouanet, do governo federal, com patrocínio da Primo Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes do Nordeste Ltda. O restante, R$ 72 mil, veio de recursos próprios da Fundação.

A data da abertura oficial do espaço cultural ainda será divulgada pelo MTG, bem como os dias e horários abertos ao público.

NOVA ESTRUTURA

Além da Biblioteca Central do MTG, que hoje ocupa um espaço provisório na sede da federação, o prédio de três pavimentos abrigará também a área administrativa e a tesouraria da Fundação Cultural Gaúcha e um museu. O atual imóvel ocupado pela FCG ficará com a loja da entidade, uma sala de reuniões, a sala do vice-presidente Glênio dos Santos e um depósito. Todos os andares contam com uma iluminação privilegiada. A parte frontal do prédio possui grandes vidros, bem como janelas nas laterais. Para garantir a segurança, uma grade com porteiro eletrônico e cerca eletrônica foi instalada. O acesso ao prédio deve ser feito pela Travessa Ouvidor.

do blog do MTG.
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados