A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Departamento de Cultura Interna do MTG - Sugestão de Atividade

Departamento de Cultura Interna do MTG - Sugestão de Atividade

{[['']]}
Dentre as atribuições elencadas ao Departamento de Cultura Interna do Movimento Tradicionalista Gaúcho, cito uma que, a meu ver, é a mais importante, prazerosa e desafiadora:

“Estimular os departamentos culturais das coordenadorias regionais para a criação de departamentos estudantis junto às escolas”;

Importante porque acredito ser nas crianças e com as crianças que encontramos e concretizamos nossas maiores realizações. Elas são o futuro do Rio Grande. E delas depende a perpetuação da nossa história. De nada adianta o hoje, se não nos preocuparmos com o ontem, para realizarmos no amanhã.

Prazerosa e Desafiadora porque a criança por si só é um prazer. A criança é espontânea, é criativa, é verdadeira. A criança é critica, ela é ousada, ela se entrega de corpo e alma a um propósito que cative sua atenção e lhe proporcione prazer. Ela busca a informação, ela vai à luta e exige seu lugar de destaque na sociedade.

E é com esta ousadia de criança, que faço aqui um CHAMAMENTO às lideranças tradicionalistas, para juntos, fortalecermos ainda mais os laços com nossas comunidades escolares, desenvolvendo trabalhos que levem até as crianças o conhecimento da nossa cultura, contando nossa história, ensinando nossos usos e costumes, cativando nossas crianças para que no amanhã elas estejam repassando aos nossos filhos e netos aquilo que um dia, à ela, nós ensinamos.

Apresento como exemplo, algumas iniciativas que acontecem na cidade de Taquara/RS, 22ªRT: BEM – Bairro Empresa Melhor => é um projeto que acontece na Escola Estadual Dr. Breno Ritter, localizada no Bairro Empresa, o trabalho voluntário é realizado semanalmente contando com a presença de 30 crianças, de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. As crianças além de aprenderem alguns aspectos da cultura típica gaúcha, adquirem conhecimento de danças tradicionais, e desenvolvem talentos individuais, e já realizam apresentações artísticas. A pilcha das crianças foi adquirida, através da realização de um meio-frango que foi elaborado pela direção da escola, voluntários de todas as oficinas, e os pais das crianças. Cultura Gaúcha nas Escolas => é um projeto realizado pela Administração Municipal através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, e acontece no contra-turno escolar. O Projeto Cultura Gaúcha nas Escolas tem o intuito de desenvolver o Movimento Tradicionalista Gaúcho nas escolas da rede municipal de ensino, otimizando a tradição e os valores riograndenses na aprendizagem. Recanto Cultural => é um concurso anual que acontece na Semana Farroupilha, onde as crianças apresentam de forma criativa (canto, declamação, teatro) o tema anual da Semana Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares de toda a região, é dividido em quatro categorias: I – Educação Infantil, II – 1º ano a 4ª série, III – 5ª a 8ª série e IV – Alunos com necessidades especiais (APAE, CAPS...).

Finalizando convido a todas as regiões tradicionalistas que nos apresentem iniciativas, a cerca de Grupos Estudantis, das suas cidades para que possamos realizar uma grande troca de informações e experiências. Edna Fischborn Diretora de Cultura Interna – MTG edna@fischborn.com.br
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados