A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Os Chimangos - DVD de Danças Folclóricas Latino Americana

Os Chimangos - DVD de Danças Folclóricas Latino Americana

{[['']]}
Referência: 94036410
Código de Barras: 7896784241400

Uma história de 32 anos

Em 23 de outubro de 1977, oito jovens estudantes fundam, em Caçapava do Sul, o Grupo de Arte Nativa "Os Chimangos".

Na época, já revelavam a preocupação em resgatar a verdadeira arte folclórica latino-americana através da dança, integrada à literatura e aos elementos culturais dos povos da América do Sul.

Surge, então, o nome do grupo, numa clara evocação à obra-mestra e livro-poema de Amaro Juvenal - "Antônio Chimango".

Como a própria história, ciência e arte em movimento, "Os Chimangos" são inquietos. E buscam, no "gavião campeiro da planície americana, ave nativa que irmana" e lhes dá o nome, vôos maiores de união e paz.

A trajetória do grupo nesses 30 anos é rica em espetáculos no Rio Grande do Sul, no Brasil e no exterior. Fiéis às raízes gauchescas e latino-americanas, "Os Chimangos" destacam-se pela qualidade e beleza de seus shows, cuja montagem é precedida de um árduo trabalho de pesquisa. As coreografias das danças, os cenários e figurinos envolvem os seus integrantes e familiares com muita seriedade e dedicação. E sob as luzes dos palcos, eles brilham fortalecidos, revelando maestria e perfeição.

A serviço da cultura no Brasil e no mundo

No Brasil, "Os Chimangos" já apresentaram espetáculos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.

Destacam-se, em solo gaúcho, os palcos dos maiores e inesquecíveis festivais nativistas: Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana; Tertúlia, de Santa Maria; Musicanto, de Santa Rosa.

Com o objetivo de levar a cultura latino-americana além-terra e mar, o grupo realizou 12 espetáculos na Disney, Estados Unidos, em 1986. Foi mais longe, em sua primeira viagem à Europa, participando de festivais na Bélgica e Alemanha. Não parou aí. Nos anos seguintes chegou à França, Áustria e Hungria. Mais recentemente, o México também acolheu nossos dançarinos.

Na Europa foram 6 turnês nos anos de 1987, 1991, 1995, 1999, 2003 e 2009. Netas viagens o Grupo apresentou mais de 100 espetáculos na França, Bélgica, Alemanha, Áustria e Hungria.

No México, em 2005, Os Chimangos realizaram 22 espetáculos.

Os países vizinhos, Uruguai e Argentina, são marcantes na história do grupo. Em 1980, "Os Chimangos" fizeram sua primeira apresentação no exterior: Treinta y Três, Uruguai. Na Argentina, a família Chimangos integra, anualmente, os calendários de eventos das cidades de Buenos Aires, Corrientes, Santa Fé e Córdoba.

A cultura, estimulada pela arte, é o caminho que leva à integração dos povos. Assim, as atividades do grupo, reconhecidas internacionalmente, permitiram difundir a cultura gaúcha e facilitar o intercâmbio cultural. Experiências que permanecem vivas na trajetória dos jovens bailarinos.

Academia de Danças Folclóricas

Fundada em 1987, a Academia de Danças Folclóricas dos Chimangos não é só uma escola de formação de bailarinos. Ali, crianças e adolescentes aprendem arte e tradição, fortalecem valores de responsabilidade, dedicação, respeito e amor à família.

Já passaram pela escola, mais de 500 alunos, e muitos deles integram, hoje, o grupo principal dos Chimangos.

Estimulados pela dança e estudo dos costumes da cultura gaúcha e latino-americana, determinados a conquistar posição no grupo que viaja pelo mundo, buscam conhecimento também nos idiomas inglês, francês ou espanhol, para que o intercâmbio se realize de maneira completa.

No trato com a arte e a tradição, aliadas à disciplina e persistência diárias, estes jovens vêem recompensado o esforço de tantos anos, e voam alto como o gavião campeiro de seu nome.

Festa Mundial do Folclore

A história dos Chimangos alcançou seu auge em 1992, quando realizou a 1ª Festa Mundial do Folclore.

Evento de maior concentração popular na cidade, a cada dois anos, dançarinos europeus e latino-americanos desembarcam em Caçapava do Sul para divulgar a sua cultura e conviver diretamente com as famílias que os acolhem. Inicia-se, aí, o processo de integração e enriquecimento cultural, mais uma vez difundido pelos Chimangos. Do contato e da aproximação entre desconhecidos tão diferentes, florescem novas manifestações afetivas e de conhecimento.

A festa da amizade e da convivência, em oito edições (1992-2006), trouxe grupos folclóricos da Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, China, Espanha, França, México, Polônia, República Tcheca, Suécia e Uruguai.

O formato conferido ao evento oportuniza, ainda, aos visitantes, viagens constantes a municípios vizinhos, que promovem espetáculos de dança, música e artesanato.

O ponto alto da festa concentra-se no Ginásio de Esportes Melão. Durante três dias, espetáculos grandiosos são realizados pelos grupos visitantes, projetando culturas universais de amizade e intercâmbio. Cabe aos anfitriões da festa, descrever em suas danças o amor à liberdade, a arte folclórica, a imensidão do Pampa, destacando-se "A Dança das Avestruzes", de inspiração indígena, totalmente criada pelo grupo.

A Festa Mundial do Folclore "abre portas culturais e coloca Caçapava no mundo" afirmam visitantes e representantes das famílias colaboradoras do evento.

Fique sabendo que ...

- o trabalho dos integrantes dos Chimangos é voluntário.
- a Academia de Danças Folclóricas já abrigou mais de cinco gerações de bailarinos caçapavanos.
- em oito edições, a Festa Mundial do Folclore trouxe a Caçapava do Sul mais de 1.500 dançarinos estrangeiros.
- as famílias que hospedam somam mais de 70 residências em cada evento.
- os argentinos estiveram presentes em todas as edições da Festa do Folclore.
- grupos folclóricos da Bélgica já vieram quatro vezes a Caçapava.
- em 2006, Os Chimangos participaram do DVD de César Oliveira e Rogério Melo, e repetiram a parceria em 2007.
- a "Dança das Avestruzes", de inspiração indígena, é uma dança de amor, em que a prova a ser entregue à mulher amada era a pena de uma avestruz, arrancada em plena corrida.
- a "Payada dos Chimangos", poema de autoria de Alcy Cheuiche, abre o espetáculo dos Chimangos, e narra a sua trajetória artística e cultural.
- os primeiros bailarinos do grupo foram Luiz Delfino Albranaz, Giselda Albarnaz, Ibiritê Beck, Rita Helena Albarnaz, João Cláudio Monteiro, Vânia Freitas, Francisco Maciel e Goreth Kaiser.
- os músicos que participaram das primeiras apresentações eram Milton Freitas ( gaiteiro ) e Luiz Hugo Burin ( violonista ).
- a Festa Mundial do Folclore, em 2008, traz a Caçapava do Sul grupos folclóricos da Argentina, Bélgica, Espanha, Hungria e Polônia.
- presidente do grupo é Rita Helena Teixeira Albarnaz.
- direção artística: Luiz Delfino Teixeira Albarnaz e Giselda Albarnaz

"O Grupo de Arte Nativa Os Chimangos possui nas veias a arte, o ritmo da dança, a poesia e o culto às mais nobres tradições gaúchas.

www.acit.com.br
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados