A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Sepé Tiaraju: Um Índio Herói da Pátria

Sepé Tiaraju: Um Índio Herói da Pátria

{[['']]}
No Dia do Índio, os nossos cumprimentos aos verdadeiros
Donos da Terra Brasileira!

Hoje, no Dia do Índio, homenageamos todo o povo indígena e, em especial, um dos mais importantes defensores da Pátria Brasileira: Sepé Tiaraju.

Em 1750, o Tratado de Madrid determinou novos limites na área do Estuário do Prata. Tal acordo causou descontentamento entre os índios, provocando a Guerra Guaranítica ocorrida no período compreendido entre 1754-1756 e liderada pelo índio Sepé Tiaraju. Ao defender a sua Terra Missioneira dos invasores Portugueses e Espanhóis, Sepé também defendia a sua Pátria. E pelos seus feitos, Tiaraju sempre foi considerado como um verdadeiro herói pelos gaúchos. Com o seu célebre brado "ESTA TERRA TEM DONO!", o índio Sepé deixou um exemplo de sentimento nativista. Agora, por proposta do Senador Paulo Paim (PT-RS), apresentada e aprovada na Comissão de Educação do Senado Federal, no dia 18 de abril de 2006, o nome de Sepé Tiaraju estará inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. O nome do Índio Herói figurará, por exemplo, ao lado dos de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Marechal Deodoro da Fonseca, D. Pedro I, Duque de Caxias, Plácido de Castro e Almirante Tamandaré. E os Monumentos, há muito erguidos na região de Caiboaté, no município de São Gabriel-RS, no local da grande batalha final, são homenagens justas rendidas ao nosso grande líder guarani, cuja morte se deu na Sanga da Bica, situada no perímetro urbano daquela Princesa das Coxilhas e Terra dos Marechais.

Agora, é com justiça que o nome de Sepé Tiaraju passa a figurar no Livro dos Heróis da Pátria, confeccionado em aço e exposto no Panteão da Pátria e da Liberdade "Tancredo Neves", localizado na Praça dos Três Poderes, na Capital Federal da República Federativa do Brasil. Assim, após mais de 250 anos, finalmente os verdadeiros Donos da Terra passam a receber, de fato e de direito, os justos reconhecimentos e a especial consideração de todo o povo brasileiro.

A todos nós, um Feliz Dia do Índio!

do Portal Bombacha Larga.

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados