A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Artigo Prof. Paulo Monteiro - Luiz Menezes

Artigo Prof. Paulo Monteiro - Luiz Menezes

{[['']]}
Luiz Menezes
Paulo Monteiro

Luiz Menezes, filho de Franklin Menezes e Carlota Carvalho de Menezes, nasceu em Quarai no dia 20 de maio de 1922 e faleceu na sua cidade natal em 12 de outubro de 2005. A convivência com o modo de produção semifeudal da fronteira rio-grandense da primeira metade do Século XX marcou em definitivo sua obra.

A exemplo de tantos outros quaraienses que se destacaram na história literária do Rio Grande do Sul, mudou-se para Porto Alegre. Ali, em 1952, iniciou sua carreira de radialista. Convidado pelo já consagrado poeta Lauro Pereira Rodrigues passou a integrar a equipe do programa “Campereadas” na Rádio Gaúcha. Naquela emissora apresentou programas, cantando e interpretando acompanhado por ele mesmo ao violão. Além disso, apresentou programas de rádio-teatro, escrevendo peças e participando como ator.

Em 1954 escreveu “Piazito Carreteiro”. Gravada, contribuiu para aumentar a popularidade do Ator, tornando-se um clássico da música regional gaúcha. Em 1955 transferiu-se para a Rádio Gaúcha, onde se uniu ao uruguaianense Darcy Fagundes (1925 – 22 de junho de 1984) para produzir e apresentar o “Grande Rodeio Coringa”. O programa, iniciado em 1º de maio daquele ano, ia ao ar das 20 horas às 22 horas. Durante mais de 15 anos foi o programa de maior audiência do rádio sul-rio-grandense, apresentado sempre pela dupla inseparável de radialistas.

Pelo “Grande Rodeio Coringa” passaram os mais importantes cantores e compositores gaúchos do século passado. Teixeirinha e Mary Terezinha, Gildo de Freitas e Os Irmãos Berttuzzi, Os Mirins e Os Três Chirus tornaram-se universalmente conhecidos ao divulgarem suas músicas no programa.

O Grande Rodeio Coringa contribuiu para a consolidação do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Nas mansões e nos barracos das grandes cidades; nas sedes e nos galpões das estâncias e fazendas; nos ranchos dos posteiros e nos veículos automotores, tanto no Rio Grande do Sul quanto nos mais diversos pontos da Federação, a música e a poesia gauchesca eram acompanhadas e admiradas, sob os elogios de Darcy Fagundes e Luiz Menezes.

Luiz Menezes escreveu diversas letras de música, entre elas “Última Lembrança”, que se transformou em outro clássico do cancioneiro popular do Sul. Quase todos os conjuntos regionais gravaram-na. O próprio Luiz Menezes gravou 4 LPs e 1 CD. Além disso, foi colunista dos jornais “A Hora” e “Diário de Notícias”, de Porto Alegre. Introduziu a milonga, ritmo platino, em nosso Estado, com a “Milonga de Contrabando”. Recebeu diversos prêmios por suas atividades culturais. Funcionário público estadual, aposentou-se como Diretor do Departamento de Diversões Públicas do Estado do Rio Grande do Sul.

Foi casado com Haydeé Menezes, com quem teve sete filhos. Viúvo, casou pela segunda vez, tendo mais um filho. Aposentado voltou a residir em sua terra natal, onde foi secretário municipal da Cultura. Ali escrevia uma crônica semanal na “Folha de Quaraí”, que era apresentada por ele mesmo na “Rádio Quarai”.

Em vida publicou quatro livros: “TOPA AMARGA” (Martins Livreiro – Editor, Porto Alegre, 1982); “Além do Horizonte” (Martins Livreiro – Editor, Porto Alegre, 1986); “Chão Batido” (Martins Livreiro – Editor, Porto Alegre, 1995) e “50 ANOS DE POESIA: ANTOLOGIA POÉTICA” (Martins Livreiro – Editor, 2ª Edição, Porto Alegre, 2005). Numa espécie de nota introdutória que escreveu para “TROPA AMARGA”, in titulada “RAZÃO DE UM LIVRO”, assim se expressou quanto à reunião de seus poemas em volume:

“Quando apartei alguns dos meus versos para esta coletânea, não tive a preocupação nem a veleidade de pensar numa obra poético-literária. Jamais me atreveria a tanto.
“Tive, no entanto, o desejo de registrar momentos de uma caminhada marcada de barro e sol. Pois sempre acreditei que o verso é o mate-amargo do canto solitário.
“E tantas vezes mateei solito, que me atrevi a reunir esta tropa orelhana e xucra, para oferecer àqueles que, como eu, costumam matear em silêncio...

Foi por isso. Tão somente por isso.”

No segundo livro, em outra “RAZÃO DO LIVRO”, assim se expressa:

“Quem leu meu primeiro livro, é possível que busque encontrar em ALÉM DO HORIZONTE, a mesma terminologia, os mesmos temas sociais com estórias de ranchos: Suas lutas, mágoas e vicissitudes, que foram a tônica em TROPA AMARGA.

“Por certo que os encontrará ao deparar com o homem perdido no asfalto em seu êxodo rural, na busca da urbana e amarga existência, vã esperança dos que sonham ALÉM DO HORIZONTE.

“Apunhalou o campeiro
mais que a desgraça, a derrota;
seus pés descalços, sem botas
já não pisam na flechilha...

“Continuo contando estórias, porque sem estórias eu não existo em versos.

“Por natureza e formação, sempre me enterneceram os lamentos destes seres sofridos e incompreendidos. Gente oriunda do campo ou das cidades interioranas, que apesar de tudo ainda sonham, porque:

“E todos disseram
que além do horizonte
há um mundo tranqüilo
que todos esperam
um dia encontrar....
......
“Por isso o ALÉM DO HORIZONTE.
“Tão-somente por isso.”

Ao confessar que o enternecimento pelas vítimas do êxodo rural, sempre esteve presente nele, por natureza e formação, toca numa característica de muitos poetas da Fronteira Oeste, como Juca Ruivo, Laci Osório e Lila Ripol. Esse enternecimento está presente em tantos outros poetas gauchescos, como Aureliano de Figueiredo Pinto e Lauro Rodrigues, para falar nos mais conhecidos, o que desmente a afirmativa de que a gauchesca seria de todo alienada à vida real do homem rio-grandense.

Faleceu no dia 12 de outubro de 2005. Sua morte repercutiu nacionalmente, da tribuna do Senado Federal, o senador gaúcho Paulo Paim resumiu a importância da obra do poeta quaraiense com estas palavras: Luiz Menezes é uma verdadeira legenda no cancioneiro popular gauchesco, um dos mais importantes poetas da nossa terra”. Cantou os desgarrados dos campos e cidades em versos que ficaram célebres, como os de “A MORTE DE PEDRO NINGUÉM”, um dos poemas gauchescos mais conhecidos e declamados de todos os tempos.
( . . . )

Para baixar o trabalho completo, clique aqui.

Colaboração Hilton Araldi
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados