A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Jornal A Semana Coluna Tradição e Cultura 28/05

Jornal A Semana Coluna Tradição e Cultura 28/05

{[['']]}
TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

LÉO RIBEIRO DE SOUZA

Bueno! Nas décadas de 70, 80 e 90, Alvorada era uma cidade que aparecia muito na grande mídia da capital, mas somente na página policial, o que deixava constrangido o povo da nossa cidade. Certa feita, em 1998, em contato com Paulo de Freitas Mendonça queixava-me que o tradicionalismo de Alvorada não tinha espaço no Jornal do Nativismo, em especial, na divulgação dos festejos farroupilhas, na edição de setembro. Paulo foi enfático, dizendo “me mandem matéria e estas são sempre bem vindas, pois somos uma empresa familiar e não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo”. A partir daí, mandando chasques periodicamente, tornamo-nos parceiros. Em seguida, recebi de um amigo um exemplar do Jornal Nativista Boca da Serra, de São Francisco de Paula, onde o Léo Ribeiro de Souza era o diretor. Entrei em contato, virei assinante e ele escancarou as porteiras pro tradicionalismo da cidade, em especial, pro CTG Amaranto Pereira, que estava com o galpão em construção. Em seguida o jornal virou revista e lá estava o tradicionalismo de Alvorada sendo divulgado.

Hoje o Léo, entre outras atividades – tradicionalistas e profissionais, mantém um sítio (blog) que é a cara do Rio Grande. Que é a cara de uma cozinha campeira, de um belo galpão de Estância, de um livro, de um CD bem gaúcho. Lá tu encontras muita cultura da nossa terra, curiosidades e temas para pensar, para refletir numa roda de mate.

Entre outras atividades, neste final de Semana, Léo será jurado de um dos mais importantes festivais de música nativista do Rio Grande do Sul – o Ronco do Bugiu de São Chico de Paula.

Pois dê uma camperiada e vá tomar um mate neste galpão: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

40ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS

O Movimento Tradicionalista Gaúcho promove, de 27 a 29 de maio de maio, em Santa Maria, a 40ª Ciranda Cultural de Prendas. O concurso elege o Prendado Estadual, nas categorias Adulta, Juvenil e Mirim, e reúne 67 candidatas, de 49 diferentes municípios do Estado. O vice-presidente de administração do MTG, Edemar Fischer e sua esposa, Izolde são o casal padrinho do Concurso.

A prova escrita, com início sexta-feira, às 9h, no Auditório Coronel Venâncio Batista, da Escola Técnica da Polícia Militar (Rua Pinto Bandeira, 350), avalia o conhecimento da prendas em História, Geografia e Tradição. Já a prova artística e oral, que acontece a partir das 9h, de sábado, na sede central do Clube Recreativo Dores, testa os talentos das candidatas nos quesitos dança tradicional e de salão, poesia e declamação, além da oralidade e caracteres pessoais, no qual se observa a beleza, as boas maneiras, a elegância e a desenvoltura.

A avaliação é feita por 12 tradicionalistas, todos com certificado de participação no Curso de Formação Tradicionalista. O resultado será anunciado no sábado à noite, em um fandango, também no Ginásio Clube Dores. Fonte! Blog do MTG – www.clicrbs.com.br/mtg.

8º TILINTAR DAS CHILENAS

Bueno! A patronagem e os departamentos do CTG Chilena de Prata boleiam a perna e convidam as entidades tradicionalistas de Alvorada, 1ª Região Tradicionalista e de todo o Rio Grande do Sul, para participar nos dias 4, 5 e 6 de junho, do 8º Tilintar das Chilenas Artístico e Cultural. Na próxima edição traremos a programação. Informações com o Mateus pelo fone 3411.4813; com o Cinandro pelo fone 3443.9310 ou com o Sérgio Spier pelo fone 9307.3767. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

REUNIÃO DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! A subcoordenadoria de Alvorada, capitaneada pelo Subcoordenador Giovani Lemann, convoca os patrões e convida as prendas e peões para participar no dia 7 de junho, no galpão do CTG Amaranto Pereira, para participar da reunião mensal da subcoordenadoria, onde diversos assuntos do tradicionalismo local e regional serão tratados. Informações com o Giovani pelos fones 9149.4977 ou 3351.1316. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

Bueno! No dia 12 de junho, no galpão do CTG Amanhecer na Querência, a partir das 22h, grande baile das invernadas adulta e juvenil, com a animação do Grupo Vozes Campeiras. Informações pelo fone do patrão Pedro Laci 3442.4909. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

CAIO E SILVANE CONVIDAM

Bueno! Os instrutores Caio e Silvane te convidam para participar de dois bailes de formatura em Porto Alegre: no dia 5 de junho, no CTG Sentinela dos Pampas, com a animação do grupo Alvorada Gaúcha (da nossa terra) e no dia 19 de junho, no CTG Coxilha Aberta, com o Grupo Coração Gaúcho, com o costado (show) da renomada acordionista Maria Celoí.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: 3443.4125 – à noite; Celular: 9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados