A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Mensagem do Departamente de Divulgação - CBTG - 23 anos

Mensagem do Departamente de Divulgação - CBTG - 23 anos

{[['']]}
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DA TRADIÇÃO GAÚCHA

Mais de duas décadas trabalhando pela nossa cultura no Brasil Gaúcho Em 23 de maio de 1987, reuniam-se em Ponta Grossa no Paraná, tradicionalistas preocupados com o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho no Brasil!

Nascia há mais de duas décadas a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DA TRADIÇÃO GAÚCHA!

O histórico momento foi marcado pelo seguinte manifesto, que mostra a preocupação para com a nossa cultura e foi ponto de partida da nossa entidade maior:

“ Os tradicionalistas gaúchos do Brasil reunidos na histórica cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, conscientes da gravidade do momento por que atravessa a humanidade e em especial o laborioso e sacrificado povo brasileiro, que além da espoliação cultural da nossa gente por interesses alienígena que não nos dizem respeito e ferem danosamente os nossos princípios, nossos usos e costumes e a própria filosofia da vida de novo povo. (...) Resolvem

a) Institucionalizar a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DA TRADIÇÃO GAÚCHA, que reunirá as Federações existentes. (...) Para honrar a glória das Tradições Gaúchas e pela certeza de um futuro digno para nossa Pátria e para legado a nosso descendentes, lavrou-se este manifesto aos vinte e quatro (24) do mês de maio de 1987 na histórica cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, Brasil .”

Hoje comemoramos 23 anos de Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha! E a nossa preocupação continua...
Comemoramos 23 anos de muita luta, persistência, preservação, preocupação, trabalho e dedicação, a fim de manter uma cultura autêntica e organizada!

Desde a primeira reunião já percebemos a preocupação em garantir a nossa cultura sempre viva e longe de modismos. Nosso Movimento é único em meio á um turbilhão de culturas, pois se distingue por defender valores que muitas vezes não são reconhecidos socialmente, valores ameaçados, simplesmente porque são valores naturais, simples, próprios, corretos, rico por dar ênfase aos usos e costumes de um povo que valoriza o ser humano num todo. Prezamos por esses valores que não são antigos, mas que são eternos e necessários para uma existência significativa.

Lembramos que é essa a cultura que nos distingue e nos identifica, por isso temos o dever de defendê-la, protegendo-a de modismos, e é exatamente essa a preocupação da nossa entidade maior, enaltecer a nossa cultura e proteger.

Que sejamos exemplos daqueles que durante essa duas décadas lutaram pelo engrandecimento do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro, que sejamos reflexo de suas lutas em prol dessa cultura que é tão nobre!

Que sejamos guardiões dos nossos valores, da nossa filosofia, DA NOSSA TRADIÇÃO!

Todos que fazem bem feito devem ser seguidos, as atuais lideranças são o espelho do que teremos no futuro. Que possamos nos espelhar no trabalho daqueles que com muita luta ajudaram a escrever a história da CBTG nesses 23 anos.

Dr. José Theodoro Bellaguarda de Menezes – fundador e Presidente da CBTG 1992, nas primeiras reuniões da CBTG:

“É de fundamental importância da institucionalização da Confederação, independentemente de divergências regionais, e sobre a necessidade da união do Tradicionalismo a nível nacional, objetivando o seu fortalecimento cada vez, mais acentuado, se trata do início de uma batalha árdua, contra forças que nos combatem, e que tem por objetivo desvirtuar as origens de nosso País. Que todos os tradicionalistas, assumam corajosamente as normas da moral, da idoneidade, da seriedade gaúcha, do amor à Pátria, para que possamos fazer deste nosso Brasil uma grande nação.”

Que a exemplo dos fundadores, possamos continuar fazendo da CBTG uma grande entidade, que nossa batalha, embora árdua, resulte na permanência de um Tradicionalismo Gaúcho autêntico. Temos certeza que o futuro do movimento estará seguro, enquanto houver pessoas com objetivo de cultivar essa tradição e passar de forma correta de geração em geração.

A CBTG Parabeniza a todos os Tradicionalistas Gaúchos Brasileiros, que incansavelmente luta para manter as nossas tradições, se hoje a CBTG é uma realidade, foi porque todos os tradicionalistas caminharam juntos para concretizála.

Parabéns CBTG pelos 23 anos de seriedade e dedicação á nossa Tradição!
Parabéns Tradicionalistas Gaúchos Brasileiros, pois sem vocês a CBTG também não teria razão de existir!

Saudações Tradicionalistas
Departamento de Divulgação
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados