A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Pela Cultura e a Tradição

Pela Cultura e a Tradição

{[['']]}
M eu relacionamento com a cidade vem desde a maternidade Neusa Goulart Brizola, no Hospital Nossa Senhora das Graças (onde nasci, numa calorenta tarde de primavera em 18 de novembro de 1968), passando pela casa dos meus avós na Rua Major Sezefredo.

Recordo da minha alfabetização com a dona Cira na Escola Estadual Padre Jaeger. Depois, estudei nos colégios Presidente Kennedy (agora Bento Gonçalves) e Mathias Velho. Lembro do professor Higino no Colégio La Salle e da dona Maria, sineteira do Instituto Carlos Chagas. Ele me fez desenvolver o gosto pela escrita com as composições, nome da época para as atuais redações. São algumas lembranças entre tantos professores e amigos.

Sou testemunha das transformações da cidade nesses anos. Muitas ocorreram no bairro Fátima, onde moro há 30 anos. Sempre gostei de escrever e há três anos tenho registro profissional de jornalista. Em 2005, me formei na primeira turma do grupo de estudos tradicionalistas Nico Fagundes, realizado em parceria com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Em Canoas, represento o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) como historiador e pesquisador da cultura tradicionalista.

Fui escoteiro e escotista. Tive um bom tempo de participação nesse movimento, que completa cem anos no Brasil. Também represento, na cidade a Liga da Defesa Nacional, entidade fundada por Olavo Bilac, em 1916, com os objetivos de promover os valores cívicos e culturais da juventude. A entidade organiza a corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Fui um dos incentivadores da criação do Núcleo de Defesa Civil canoense, ao entregar toda a documentação para a criação ao ex-coordenador e vice-prefeito Marcio Kauer.

Pertenço ao grupo Periquitos no Ar e à União Canoense de Radioamadores, onde sempre colaborei nas campanhas de vacinação e nas coberturas das eleições, obtendo por isso alguns diplomas de reconhecimento.

Sou canoense e tenho orgulho de minha terra. Acredito em suas potencialidades e na superação de seus problemas com a força dos munícipes.

A edição do projeto Prefeitura na Rua deste sábado será no Esporte Clube Paineiras, na Rua 22 de Abril, 727, bairro Nossa Senhora das Graças. Das 9h ao meio-dia, a população poderá apresentar reivindicações e sugestões ao prefeito Jairo Jorge e ao secretariado municipal. No local, haverá Feira da Economia Solidária e encaminhamento de documentos.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da Ulbra. Interessados podem se inscrever até 25 de maio via internet ou até o dia 27 nos campi. O investimento é de R$ 50. O processo seletivo será realizado no dia 29, às 9h, em oito campi do Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas no site www.novaulbra.com.br/vestibular


CAUÊ NASCIMENTO*
do Jornal Zero Hora
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados