A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Encontro tradicionalista nos Estados Unidos

Encontro tradicionalista nos Estados Unidos

{[['']]}

Consegui encontrar um tempinho pra postar o chasque abaixo, que o pessoal do CTG Saudade da MInha Terra, em Newark, Estados Unidos, acaba de me enviar. Tem encontro gaúcho lá no próximo fim de semana. E o que dizer da foto da invernada juvenil da entidade? É a gauchada jovem do CTG fazendo bonito na terra do Tio Sam!!

A cultura regional gaúcha não ficou só no Rio Grande do Sul, se pode perceber pela existência de centros de tradições gaúchas espalhados pelo Brasil e além fronteiras, como no Japão, Canadá, Paraguai e Holanda. Nos Estados Unidos, existem diversas entidades tradicionalistas gaúchas em vários estados: Califórnia, Michigan, Nova Jérsei, entre outros, o que motivou a criação da Confederação Norte Americana da Tradição Gaúcha Brasileira.

Em Newark, importante cidade do Estado de Nova Jérsei, onde estão arrinconados mais de 20.000 brasileiros, de diversos pontos do nosso mapa, nossa cultura se afirma no Centro de Tradições Gaúchas Saudade da Minha Terra, com destacada participação na comunidade, motivando inclusive, americanos natos a adotarem nossas pilchas e costumes, pela singularidade de nossos valores tradicionais. Um dos grandes mobilizadores da comunidade brasileira é o pratense, Adelino Perin e sua esposa Rosa Lia, integrantes da patronagem do Saudade da Minha Terra e incansáveis divulgadores das nossas tradições terrunhas, os quais uma vez mais, dedicam especial apoio aos integrantes do Querência do Prata para comungarem sua arte na pátria americana.

Nos próximos dias 27 de julho a 02 de agosto, a peonada e as prendas da Invernada Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas Querência do Prata estarão em solo americano, confraternizando com os coirmãos de Nova Jérsei, juntamente, com o Grupo Beira d’Estrada, que animará o fandango no dia 31 de julho e uma domingueira no dia 1º de agosto/2010.

Além das danças tradicionais e ritmos gauchescos dos nossos fandangos, os peões e prendas adolescentes, acompanhados de alguns pais, levarão também, oficinas culturais de declamação, trança em couro, culinária campeira e painéis sobre o nosso Movimento Tradicionalista e a história do Querência do Prata.

do Blog Roda de Chimarrão

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados