A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Fegams recebe cerca de 3.500 integrantes do tradicionalismo

Fegams recebe cerca de 3.500 integrantes do tradicionalismo

{[['']]}
Na noite de ontem (15/07), no CTG Tropeiro Velho, foi realizada a solenidade de abertura do maior encontro do tradicionalismo gaúcho do Estado - o 21º Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (Fegams), com o tema “Tradição gaúcha unindo o pampa ao pantanal”. O evento é realizado anualmente em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG-MS), para reunir todos os integrantes dos CTG’s do Estado.

A solenidade de abertura reuniu diversas autoridades do tradicionalismo. O vice-presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Ermelino de Mello, destacou a integração de gaúchos e sul-mato-grossenses. “O Fegams é a reunião de todos os tradicionalistas e acaba se tornando um núcleo transmissor da herança social e através da prática dos usos e costumes, estimula e incentiva a preservação da história e a integração dos tradicionalistas com a comunidade”, coloca João Mello.

A comissão organizadora espera a participação de 10 CTG’s ou mais do Estado e cerca de 3.500 pessoas, além dos visitantes. Espaços adequados foram montados para as instalações das equipes de campeira, cozinhas de todos os CTG’s e também local para os acampamentos, com banheiros novos e estruturados.

Durante o Fegams serão disputadas mais de cem provas nas diversas modalidades como Campeira (laço, rédeas, gineteadas etc); Poesia, Causo e Declamação; Música; Esportes (bocha, bolão, tava e truco); Danças Tradicionais (folclóricas, birivas, chula), entre outras.

Os primeiros colocados em todas as provas do Fegams representarão Mato Grosso do Sul no Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que vai ser realizado em janeiro de 2011, pela CBTG.

Programação - Nesta sexta feira o dia começa com as provas de danças tradicionais folclóricas da categoria mirim e gaita de ponto e piano da categoria juvenil. No período vespertino estão previstas as provas de danças tradicionais folclóricas da categoria juvenil e violão e gaita ponto da categoria mirim. À noite, às 21h, serão realizados o Fandango Gaúcho e Tertúlia. No dia 17 de julho (sábado), no período matutino, tem provas de danças tradicionais folclóricas da categoria mirim e veterano, provas de gaita ponto, gaita piano, violão, gaita ponto profissional, gaita piano profissional, violão profissional, gaita de boca e conjunto vocal, todas da categoria adulta. À tarde acontecem diversas provas, como de causo, declamação, de danças birivias, chula e danças tradicionais folclóricas da categoria juvenil, adulta e xirú. No salão de esportes acontecem os congressos técnicos de truco, bocha e bolão. Na pista de laço o dia começa com provas de laço de todas as modalidades e à tarde tem prova de rédeas, de chasque, vaca parada e gineteadas. Às 19h serão realizadas as provas de trovas. Às 22h será realizado o fandango do 21º Fegams, com o grupo Bailanta. No dia 18 de julho (domingo), às 09h, acontecem as finais da chula, gaita e violão categoria adulta. Às 08h, acontecem as provas de tava no salão de esportes. Na pista de laço serão realizadas as provas de pealo, cura de terneiro, de laço, braço de ouro, braço de diamante e disputas finais.

Às 15h do dia 18 de julho está prevista a cerimônia de encerramento do 21º Fegams.

Investimentos - O 21º Fegams foi contemplado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) do Fundo de Investimentos Culturais do Estado 2010 (FIC-MS). O Fegams é uma realização do CTG Tropeiro Velho e MTG-MS, com a parceria da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural.

Serviço - A entrada para assistir as apresentações do Fegams é gratuita. O CTG Tropeiro Velho está localizado na Rua Trajano Roberto, sem número, em Rio Brilhante (próximo à Polícia Rodoviária, no desvio para a saída de Maracaju).


do MSNotícias
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados