A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » O retorno daTertúlia de Santa Maria!

O retorno daTertúlia de Santa Maria!

{[['']]}


O retorno de um dos maiores festivais nativistas do Rio Grande, a Tertúlia Musical Nativista, de Santa Maria, está confirmado: o regulamento será lançado em agosto e o festival ovorrerá de 12 a 14 de novembro!

Falei a pouco com uma das organizadoras do festival (e grande cantora) Oristela Alves, e ela adiantou ao ABC do Gaúcho que o regulamento desta 18.ª edição sai em agosto, com período de inscrições que segue até outubro, quando ocorrerá a triagem.

-PARCERIA: a realização do festival foi confirmada na última semana, quando foi assinado um Termo de Cooperação, entre a prefeitura de Santa Maria e a Associação Tradicionalista Estância do Minuano (foto, de Felipe Pires).

Oristela disse ainda que este ano o festival será realizado no espaço cultural, na Gare, junto à antiga Estação Férrea, nos mesmos moldes das outras 17 edições, na linha nativista. A secretária Iara Druzian diz que o espaço será estruturado para receber o público com arquibancadas, cadeiras e lona, e terá entrada franca.


IMPORTÂNCIA: A Tertúlia Musical Nativista teve 17 edições, entre 1980 e 1999, retornando ao cenário dos festivais após 11 anos. Na década de 80, foi um dos mais importantes do Estado...No evento surgiram músicas que tornaram-se sucesso como Nova Trilha (João de Almeida Neto), Orelhano (Dante Ledesma), Romance para um Novo Amanhã (com César Passarinho e Luciane Nascimento), Anita Garibaldi (Marlene Pastro) e Canto Alegretense (Nico e Bagre), que tornou-se um hino!

Bah, ouvi muitas edições pelo rádio (desde as primeiras), tenho ainda guardados "elepês" de várias edições e também participei de uma delas, acho que por 87 (ui, faz tempo...!), com a amada turminha de "Os terríveis", que reunia a gurizada de diversas partes do Estado... Que saudade daquela turma querida, com amigos como a Téia o Cléo, a Bob e o Júnior Benaduce (que inclusive é um dos que está trabalhando pelo retorno do festival, ao lado da Oristela).

Olha um dos discos que ainda tenho:



*O cenário mudou bastante, os tempos são outros, enfatiza Oristela... mas penso que esta volta será em grande estilo e trará consigo a força consolidada em suas 17 edições -de um festival que acrescentou e certamente continuará deixando uma grande contribuição à nossa música!


***Em caso de uso das informações POR FAVOR creditar: Fonte - Tânia Goulart/blog ABC do Gaúcho - Jornal NH: www.jornalnh.com.br/abcdogaucho
***Em caso de uso do texto na íntegra, creditar: Autor do texto - Tânia Goulart /ABC do Gaúcho-Jornal NH: www.jornalnh.com.br/abcdogaucho.

***TWITTER: Siga o blog no Twitter: www.twitter.com/abcdogaucho
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados