A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Luiz Marenco abre Semana Farroupilha em São Borja

Luiz Marenco abre Semana Farroupilha em São Borja

{[['']]}
São Borja esta preparada para a Semana Farroupilha de 2010! Como sempre esta cidade baguala esta com tudo pronto pra fazer desta mais uma grande festa do tradicionalismo, em geral costuma ser a maior festa do gaucho na região. No ano passado a cidade ganhou do poder publico um show com nada menos que Pedro Ortaça e Familha. E neste ano o Poder Público traz o grande Luiz Marenco para o show de abertura no DIA 11 DE SETEMBRO! O espetáculo será em praça pública bem ao lado do Recanto do Gaúcho - um galpão que a Prefeitura Municipal de São Borja construiu na Praça 15 de Novembro em especial para a tradição gaucha, o referido galpão se tornou um ponto de encontro para shows e intercambio cultural. Costumam se aprochegar por ali grupos de chamameceros argentinos que vem mostrar sua dança e sua arte na maneira de dançar um chamame! Ali as invernadas artisticas apresentam suas danças, os cantores e grupos que vem para tocarem bailes nas entidades sempre se apresentam ao ar livre para todos os presentes, inclusive esta praça tem uma peculliaridade, além de guardar o

mausoleú de Getúlio Vargas, ainda conta com um simbolo do Rio Grande do Sul - nesta praça pode-se ver alguns bugios por entre as arvores! E se tu deres sorte poderás saborear em praça publica um prato de engraxar os bigodes; "bago de touro assado". E digo mais; durante os dias da Semana Farroupilha os programas de rádio voltados ao tradicionalismo costumam ser irradiados da referida praça e é grande o número de trovadores e cantores gauchos que desfilam por ali, e quem quiser e não se achicar em dançar em praça pública, pode puxar alguma prenda e sacudir os mondongos numa vaneira daquela bem chucras que por aquelas bandas não faltam! Em São Borja, chuta-se uma macega e salta 200 gaiteiros dos bons! Por lá o tradicionalismo é puro e preservador das origens, nada de "tche music", por lá o tranco é campeiro por demais!

O prefeito Mariovane tem uma preocupação especial com a divulgação do tradicionalismo gaucho e durante suas gestões (ele foi reeleito) tem designado a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Cultura para trabalharem na programação do Dia do Gaucho. Este pessoal tem realmente vestido a camisa e mostrado que cultura deve ser tratada com carinho, respeito e dedicação! A recepção do Galpão fica sempre pelo incansável e sempre receptivoTelmo que trata todos com toda a atenção e carinho. E uma cuia de mate sempre chega até as mãos dos visitantes pelo Sr. Capera, um campeiro de fato que vive o tradicionalismo no dia a dia. Pois é, não exagero quando digo que esta é uma cidade das mais tradicionalistas que conheço. O prefeito e o pessoal das secretarias envolvem os CTGs e os piquetes em torno da festa maior do tradicionalismo gaucho. O casal simbolo da Semana Farroupilha por 3 anos consecutivos é o Caio e Vania Benevenuto, que são os embaixadores do tradicionalismo em São Borja.

Enquanto Porto Alegre tem problemas com a drenagem do parque harmonia por causa da má vontade do poder publico com o tradicionalismo... Em São Borja o poder público dá um banho de organização e boa vontade, mostrando respeito ao tradicionalismo gaucho.

Se tu quiseres realmente viver o chucrismo do Rio Grande do Sul durante a Semana Farroupilha de 2010, pegue tua mala-de-garupa, alce a perna e te bandeie pra viver o tradicionalismo em sua essência; VENHA PRA SÃO BORJA - AQUI A PORTA NÃO TEM TRAMELA!

Fonte: Coxixo Gaúcho
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados