A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » V. Aires lança candidatura para acendimento da Chama Crioula em 2012

V. Aires lança candidatura para acendimento da Chama Crioula em 2012

{[['']]}
Uma centelha da chama crioula, acesa no último sábado, dia 14, no município de Itaqui, ruma com destino a Venâncio Aires, conduzida por cavalarianos dos CTGs Erva-Mate, Querências da Mata e representantes de demais entidades tradicionalistas do município. O fogo traz o sentimento gaúcho de amor às tradições e a esperança da Capital do Chimarrão em sediar o evento no ano de 2012.

Uma comitiva local, liderada pelo prefeito Airton Artus, a secretária da Cultura Cleiva Heck, e integrantes da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA), prestigiou a programação na fronteira oeste e lançou oficialmente a candidatura do município para sediar o evento. Um jantar na noite de sexta-feira, 13, reuniu integrantes do Movimento Tradicionalista Gaucho (MTG), autoridades estaduais e tradicionalistas de diversas regiões do Estado para acompanhar a apresentação do projeto venâncio-airense.

Neste ano, a chama acesa em Itaqui reuniu cerca de 600 cavalarianos de todas as regiões do Estado. De lá, as delegações conduzem as centelhas do fogo histórico até o próximo dia 20 de setembro, data de comemoração da Revolução Farroupilha. Oriundos de Venâncio Aires, cerca de 30 tradicionalistas integraram a maior cavalgada presente em Itaqui. O grupo percorrerá 645 km com a previsão de chegar ao município às 11 horas do próximo dia 31 de agosto, quando a recepção à chama acontece na Praça da Matriz e marca o início de uma extensa programação alusiva à Semana Farroupilha.

Em Itaqui, o projeto venâncio-airense que exalta o chimarrão como bebida-símbolo da cidade e de todos os gaúchos foi elogiado entre os presentes. A intenção do município é receber tradicionalistas de todas as regiões no Parque Municipal do Chimarrão para um grande evento de música, dança e folclore. Os custos, conforme a secretária Cleiva Heck, devem ser 100% subsidiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e patrocinadores.

O prefeito Airton Artus, que recebeu apoio declarado de autoridades de Itaqui, do município de Taquara, que será sede do evento em 2011, e do próprio presidente do MTG, Oscar Grees, também ressaltou que a comunidade venâncio-airense está preparada para o desafio. “Venâncio Aires possui 13 entidades tradicionalistas e vive o gauchismo no seu dia-a-dia. No próximo final de semana, dias 21 e 22 de agosto, seremos sede da Inter-regional do Enart e poderemos mostrar um pouco dessa paixão tradicionalista que o nosso povo guarda”, ressalta. A escolha do município onde é feita a cerimônia de acendimento da chama principal é feita, por votação, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), entre as cidades que se oferecem para sediar o evento.

Informações do Portal Gaz
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados