A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Valorizar os costumes gaúchos é fundamental

Valorizar os costumes gaúchos é fundamental

{[['']]}
A noite foi reservada para a palestra da conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Odila Paese Savaris. Com o auditório da Smec lotado, ela abordou o tema da Semana Farroupilha deste ano, que é Farroupilha: Ideais, Cidadania e Revolução. A representante do MTG veio a Santa Cruz do Sul acompanhada do marido, o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Manoelito Savaris.

Conforme Odila, os professores devem enfatizar os motivos da Revolução Farroupilha e os resultados positivos que ela teve. “Para a criança entender tem que ser através do lúdico, de brincadeiras, situá-la na linha e no tempo.” Segundo ela, a valorização do tradicionalismo é fundamental para a preservação dos costumes. Ressalta ainda que o ensino não pode se limitar a textos que são apenas decorados. “Ela tem que ser trabalhada num sistema progressivo. Tem que ser com uma interdisciplinaridade para que o aluno entre no contexto”, enfatiza.

O presidente do IGTF lembra que a revolução ocorreu de 1835 a 1845. De acordo com Manoelito, a informação deve chegar de uma forma compreensível para crianças e jovens. “Só a história, fica complicada, porque são muitos nomes, muitas datas”, aponta. Sobre a verba de R$ 10 mil repassada para o desfile temático em Santa Cruz e outros 24 municípios, salienta que se trata de uma forma de auxiliar e estimular a cultura tradicionalista. O casal recebeu dois exemplares do livro Uma luz para a história do Rio Grande: Rio Pardo 200 anos – Cultura, arte e memória, publicado pela Editora Gazeta Santa Cruz, braço editorial da Gazeta Grupo de Comunicações.

Sucesso

A secretária municipal de Educação e Cultura, Rejane Henn, ressalta que a palestra buscou instrumentalizar os professores para que tenham condições de trabalhar o tema. “É complexo, nem todo educador tem conhecimento. Assim, achamos mais viável a palestra.” Segundo Rejane, a oficina contou com 20 participantes. A ideia era disponibilizar 15 vagas. Por causa do sucesso, uma nova edição deve ser realizada pouco antes da Semana Farroupilha, que ocorre de 13 a 20 de setembro em Santa Cruz.

do Jornal Gazeta do Sul

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados