A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Venâncio Aires sedia Inter-Regional do Enart neste final de semana

Venâncio Aires sedia Inter-Regional do Enart neste final de semana

{[['']]}

Venâncio Aires sedia, pela primeira vez na história, uma etapa Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). As provas classificatórias da décima edição do principal evento tradicionalista do Rio Grande do Sol acontecem no próximo final de semana, dias 21 e 22 de agosto. O Parque Municipal do Chimarrão receberá cerca de duas mil prendas e peões já a partir de sexta-feira, 20, com dois eventos de integração.

Com a finalidade de divulgar as atividades artísticas e culturais realizadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, as entidades participantes (veja lista abaixo) receberão, além de apresentações artísticas, ações de integração social. “Esse é o momento em que as nossas entidades poderão conhecer um pouco do trabalho do MTG de preservação da cultura gaúcha e, ao mesmo tempo, os jovens tradicionalistas de diversas regiões do Estado poderão conhecer o trabalho social desenvolvido pelas entidades do nosso município”, destaca a presidente da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA), Luce Carmen Mayer.

Para o prefeito Airton Artus, a expectativa para o evento é grande, pois, segundo ele, um município com 13 grupos tradicionalistas, sendo nove filiados aos MTG, finalmente será destaque no cenário gaúcho. “Sediar uma etapa da Inter-Regional do Enart representa um investimento na cultura do povo local. Queremos, cada vez mais, ser parceiros dessas iniciativas e esperamos que o público prestigie as apresentações”, diz o prefeito, aproveitando para convidar a população para que prestigie o evento.

ATIVIDADES

A programação da inter-regional do Enart começa na manhã de sábado com o Seminário de Aprimoramento Tradicionalista (SAT). Na oportunidade, 12 entidades de Venâncio Aires receberão a visita de grupos de dança folclórica integrantes da Força A da etapa do festival. Com a finalidade de divulgar as atividades artísticas e culturais realizadas pelo MTG, as entidades indicadas receberão, além de apresentações artísticas, ações de integração social. Enquanto isso, no Parque do Chimarrão, acontecem as classificatórias da Força B de danças folclóricas e demais modalidades concorrentes do Enart. A abertura oficial está marcada para as 14h30 de sábado.

No domingo, além da classificatória da Força A, que acontece no ginásio poliesportivo, o Galpão Morada Velha, CTG Erva-Mate, Salão de Eventos e Auditório serão sedes das finais das demais modalidades artísticas, como trova, chula, intérprete vocal, intérprete instrumental, declamação, entre outros.

ENTIDADES PARTICIPANTES DO SAT

Apae
Casa de Passagem
Casva
Museu e Afrocena
Escola Zilda de Brito Pereira
Colégio Oliveira Castilhos
Sociedade Négo Futebol Clube
Lar Novo Horizonte
Escola Municipal Otto Brands
Hospital São Sebastião Mártir
Paresp
Escola Estadual Crescer

Informações do Portal Gaz
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados