A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Paixão Côrtes é escolhido patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre

Paixão Côrtes é escolhido patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre

{[['']]}

O tradicionalista Paixão Côrtes foi anunciado hoje como patrono da 56ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O vencedor foi eleito por um colegiado composto por ex-patronos e ex-presidentes da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), membros do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Estadual de Educação, além de titulares de entidades vinculadas ao livro, autoridades, reitores de universidades e representantes dos patrocinadores e apoiadores.

Além de Paixão, os indicados eram Airton Ortiz, Jane Tutikian, Juremir Machado da Silva e Luís Augusto Fischer. O evento inicia em 29 de outubro e vai até 15 de novembro na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.

O patrono

Paixão Côrtes nasceu em Santana do Livramento, em 1927. É agrônomo, folclorista, compositor, radialista e pesquisador da cultura brasileira. Ícone da cultura gaúcha, foi modelo do monumento Laçador, erguido em 1958, o principal símbolo de Porto Alegre. Responsável pelo renascimento do tradicionalismo, é o idealizador da Chama Crioula, da Ronda Crioula, do Candieiro Crioulo e inspirador do desfile da Semana Farroupilha.

Publicou uma série de livros, que hoje são considerados clássicos da cultura gaúcha, como Manual de danças gaúchas (1956), com Barbosa Lessa e Danças e andanças da tradição gaúcha (1975). Suas obras mais recentes são Músicas, Discos e Cantares - Um resgate da história fonográfica do Rio Grande do Sul, publicado em 2001. Côrtes realiza um amplo trabalho de divulgação da cultura gaúcha em palestras em escolas, piquetes e CTGs, onde distribui gratuitamente seus livros. Atualmente, desenvolve pesquisa, que já conta com mais de 700 páginas, sobre danças gaúchas para uma nova publicação.

A Feira

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do País. Sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento. Tradicionalemnte, ela ocorre na Praça da Alfândega.

Informações do Portal Gaz

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados