A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » União Gaúcha - Primeira Entidade Tradicionalista do RS

União Gaúcha - Primeira Entidade Tradicionalista do RS

{[['']]}

UNIÃO GAÚCHA - PRIMEIRA ENTIDADE TRADICIONALISTA DO RS

Com 111 anos de fundação, a União Gaúcha João Simões Lopes Neto é a entidade tradicionalista mais antiga deste Rio Grande, e tem como objetivos: relembrar, honrar e conservar as tradições e o patrimônio moral, histórico e cultural Sul-rio-grandense, cultivando o espírito tradicional da honradez, da dignidade, da lealdade, do cavalheirismo, do patriotismo e da hospitalidade do Gaúcho, lembrando através dos seus costumes e usanças. Seu lema : "Espora e Mango" Fundada em 10 de setembro de 1899 na cidade de Pelotas - RS. Teve como seu grande líder, o ilustre escritor Pelotense, João Simões Lopes Neto, autor de Contos Gauchesos, Lendas do Sul, Casos do Romualdo e outros.

Tudo começou com a fundação do Grêmio Gaúcho por João Cezimbra Jacques em 22 de maio de 1988, que iniciou a implantar no Estado o culto as tradições crioulas, inspirado na Sociedad La Criolla do Uruguai fundada em 24 de maio de 1894 (*) . Este sentimento e necessidade de preservar usos e costumes do gaúcho foi o que motivou 82 pelotenses a se reunirem em 10 de setembro de 1899 para a primeira reunião que daria nome a primeira entidade tradicionalista do RS. No dia 20 o mesmo grupo "amantes do culto às tradições" e que foram os sócios-fundadores, se reuniram novamente para aprovar os Estatutos e eleger a primeira diretoria, que foi empossada em primeiro de outubro do mesmo ano.

Em 1949, Barbosa Lessa e Paixão Cortes se reuniram em Pelotas com os ginasianos e tradicionalistas para reerguerem a União Gaúcha pois depois de muitos anos, em função da Segunda Guerra, o mesmo paralisou as suas atividades e ressurgiu em 18 de setembro de 1950, reafirmando os princípios de defesa da cultura gaúcha, honradez, lealdade, hospitalidade, liberdade, patriotismo, dignidade, cavalheirismo, desprendimento, cumprimento do dever, autenticidade e adotando o nome de União Gaúcha João Simões Lopes Neto em homenagem ao grande tradicionalista e alma inconteste da entidade e que desde a sua fundação foi um dos membros mais atuantes. João Simões foi seu quarto presidente, empossado em 20 de setembro de 1905.

Em novembro de 2009, após muito esforço a sede foi reconstruída, mas lamentavelmente em 17 de junho de 2010, houve um incêncio nos fundos da dependência e o Jornal Popular noticiou: "Uma das grandes perdas registradas pelo patrão da União Gaúcha João Simões Lopes Neto são os livros que contam a história da entidade e fichas de sócios ilustres como Barbosa Lessa e Paixão Côrtes. Este material não existe mais. Troféus das invernadas, telefone, cortinas, uma gaita (acordeon), forro e painel do salão principal também foram destruídos pelo fogo."

A lei nº 12.673, de 19 de dezembro de 2006 declara integrante do Patrimônio Cultural do Estado a União Gaúcha João Simões Lopes Neto, oriunda do projeto de lei nº 437/2006 apresentado pelo Deputado Nelson Harter.

Nos mesmos princípios foram fundados em Bagé o Centro Gaúcho em 16 de setembro do mesmo ano (1899) e em Santa Maria o Grêmio Gaúcho em 12 de outubro de 1901.

(*) Seu lema " En el fogón gaucho de la Criolla, caben todos los orientales y todos los que viniendo de estas tierras, se identifican espiritualmente con nosotros. La criolla aspira a cobijar bajo su bandera tradicionalista a todos los que tengan el verdadero concepto de Patria."

Colaboração: Hilton Luiz Araldi - e-mail : hiltonaraldi@gmail.com

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados