A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Projeto Quinteto Guitarreria

Projeto Quinteto Guitarreria

{[['']]}


Projeto Quinteto Guitarreria

O Quinteto Guitarreria é um projeto de extensão (CM-PREC-UFPel) que pretende levar ao público arranjos novos de músicas tradicionais do cancioneiro popular brasileiro e latino americano. O grupo é formado pelos acadêmicos: Davi Hackbart Covalevski (violão), João Alexandre Straub Gomes (violão), Maithan Knabach (violão), Felipe Radünz (contrabaixo) e coordenado pelo prof. Thiago Colombo de Freitas (violão).

Em seu repertório atual, canções de Chico Buarque de Holanda e Vinícius de Moraes se mesclam a tangos famosos como La Trampera (do argentino Aníbal Troilo) e La Cumparsita (do uruguaio Gerardo Matos Rodrigues), clássicos da música instrumental brasileira, como Palhaço (de Egberto Gismonti) e hinos da música regionalista gaúcha, caso de Mate Amargo, Tio Bilia na Oito Baixos e Milonga para as Missões (música de Gilberto Monteiro que consagrou Renato Borghetti na década de 1980). O programa conta ainda com Duerme Negrito, canção de autor anônimo imortalizada nas vozes de Victor Jara, Athaualpa Yupanqui e Mercedes Sosa.

Neste repertório o grupo explora diversas concepções de arranjo, indo da convencional transcrição (quando a música é apenas “traduzida” para a formação instrumental em questão) até ousadas misturas de candombes, milongas, rancheiras, harmonias simples e sofisticadas, contrapontos, percussões e o que mais a criatividade permitir (indo ao extremo de suscitar a dúvida de quem compôs a obra).

O projeto ambiciona ainda desenvolver uma visão plural da música, oportunizando aos alunos uma aproximação com públicos variados e fomentando a preocupação com a balanço entre as demandas musicais da sociedade e as ambições estéticas do aluno artista.


Colaboração: Alan Otto Redü e Suéllen Cortês

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados