
Nas páginas que seguem, a hierarquia de performance predomina, com animais ranqueados no Registro de Mérito seguidos dos campeões do Freio de Ouro e da Expointer, as duas competições mais importantes do cavalo crioulo. O objetivo é tornar o guia um ponto de referência, respeitando critérios objetivos de avaliação dos animais como provas funcionais e exposições morfológicas.
Esse trabalho de reformulação foi feito a partir da consultoria editorial do jornalista Renato Dalto e da consultoria técnica do médico veterinário Fernando Gonzáles. Assim, esse novo guia busca um conceito fundamental: credibilidade.
Foi fundamental, nesse sentido, o apoio de criadores e o cuidado com a imagem e descrição dos cavalos. As imagens foram feitas por fotógrafos reconhecidos como José Guilherme Martini, Alexandre Teixeira, Felipe Ulbrich e Almirante Neves.
Em termos de imagem, se buscou retratar sempre que possível os animais em movimento, além de usar algumas fotos de detalhes importantes (cabeça, cerda, olhos e orelhas). Nos textos, há uma redação sóbria e elegante, sem cair em exageros como o ufanismo e a adjetivação fácil. É um conteúdo sobretudo para orientar e informar.
O Guia dos Garanhões 2010 pretende ser um marco, abrindo caminho para novas edições que realmente cumpram um papel importante: orientar, informar e divulgar junto aos criadores os mais importantes pais da Raça Crioula. Além do livro impresso, o Guia 2010 terá uma versão on line, que estará no ar em poucos dias e, poderá ser acessado no endereço: www.guiadosgaranhoes.com.br .
Para adquirir o Guia dos Garanhões 2010, os interessados podem solicitar através do email: contato@futurars.com.br ou através dos fones: (51) 8123.6720 / 3084.4717 ou ainda visitando o site da revista Crioulos: www.revistacrioulos.com.br .