A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Acendimanto da Chama Crioula 2011

Acendimanto da Chama Crioula 2011

{[['']]}
Acendimento da Chama Crioula traz representantes do MTG ao Município

Comitiva tradicionalista vistoria locais que recepcionarão o evento

No ano em que Taquara comemora os seus 125 anos, outra grande comemoração será lembrada daqui em diante: o Acendimento da Chama Crioula, a ser promovida, em agosto, no Município. E não bastasse tamanha importância do evento, também neste mesmo ano, a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), escrita e publicada em Taquara, completa 50 anos. Representantes do MTG e da Confederação Brasileira Tradicionalista Gaúcha (CBTG) foram recepcionados, na quinta-feira, dia 17, pelo prefeito Délcio Hugentobler e por integrantes da 22ª Região Tradicionalista. O coordenador da 22ª RT, José Roberto Fischborn, observou que a visita teve o intuito de apresentar ao MTG os locais que sediarão o evento como a Praça Marechal Deodoro, a Escola Técnica Unipacs e a sede campestre do CTG “O Fogão Gaúcho”, nestes pontos estarão concentrados, de acordo com Fischborn, o Acendimento da Chama Crioula, a Convenção Tradicionalista e os acampamentos dos visitantes.

Segundo o coordenador, o itinerário a ser percorrido pelos cavalarianos também já está sendo estudado. A ideia, conforme menciona é que os cavalarianos percorram diversos pontos do Município iniciando a entrada pelas Faculdades Integradas de Taquara – Faccat, seguindo pela Sebastião Amoretti, rua Jacob Grings, rua Júlio de Castilhos, até a Praça Marechal Deodoro para o recebimento da Chama Crioula. Os shows e apresentações culturais também já estão em tratativas. Um dos nomes já confirmados é do músico e compositor gaúcho, Joca Martins, que compôs a música tema do evento. A comissão organizadora estará reunida na próxima quinta-feira, dia 24, para definir e confirmar outras atrações.

Desde as primeiras tratativas para que o evento ocorresse na cidade, ações começaram a ser estabelecidas para a sua organização. O prefeito ressaltou que mesmo antes de confirmado o Acendimento, foi criada a Comissão Executiva dos Festejos do Acendimento da Chama Crioula para ser responsável pela preparação de toda estrutura que envolverá o evento. “É um compromisso muito grande, mas todas as delegações serão bem recepcionadas tendo todo o suporte necessário durante sua estada”. Em seu gabinete, Hugentobler falou do Projeto Cultura Gaúcha que atende, atualmente, mais de 300 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “O projeto propaga a tradição do Rio Grande do Sul dentro das escolas municipais, desenvolvendo o movimento tradicionalista gaúcho de forma totalmente pedagógica”, comenta.

Para o presidente do MTG, Erival Bertolini, Taquara tende a ganhar muito com esta promoção. “É um evento muito significativo, o Município estará sendo divulgado para todo o Rio Grande do Sul e as expectativas são muitas, devendo a organização estar atenta aos detalhes, principalmente ao atendimento dos visitantes”. O vice-presidente da CBTG, Manoelito Savaris, ressaltou que o evento precisa repercutir além do RS pela abrangência da Carta de Princípios. “A ideia é que, a partir de agora, comecemos a ter uma visão mais ampla, incluindo o Brasil, os MTGs de todos os estados brasileiros”, salienta Savaris, reforçando o cinquentenário da Carta de Princípios. Para ele o aniversário de 125 anos do Município também merece destaque. “Taquara nasceu em cima de uma terra de tropeiros misturando-se com a cultura alemã que a colonizou”, ressaltou ele, lembrando que o CTG “O Fogão Gaúcho” foi o segundo CTG do mundo a ser fundado.

Visita iniciou no gabinete do prefeito Délcio.

Representando o MTG estiveram participando da visita Erival Bertolini (presidente), Paulo Souza (vice-presidente de administração) e João Pereira (conselheiro e tesoureiro); do CBTG, Manoelito Carlos Savaris (1º vice-presidente) e José Alfredo Tessmann (Diretor Campeiro); da 22ª RT, José Roberto Fischborn (coordenador), Aécio Gampert (tesoureiro) e Carlos Alberto Volkart (Conselheiro Regional).


Praça Marechal Deodoro será palco do acendimento da Chama Crioula.

Texto: Magda Rabie
Crédito: Magda Rabie
Fonte: Blog Identidade Campeira
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados