{[['']]}
Anderson Oliveira e Tatiéli Bueno estão em estúdio, gravando o CD
“Do Rio Grande do Passado ao Rio Grande do Futuro”
“Do Rio Grande do Passado ao Rio Grande do Futuro”
Uma nova dupla nativista surge na Serra Gaúcha como promessa de sucesso. Os músicos Anderson Oliveira e Tatiéli Bueno, premiados nas modalidades individuais do maior festival amador da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), preparam o primeiro disco, intitulado “Do Rio Grande do Passado ao Rio Grande do Futuro”. Seguindo o estilo autêntico gaúcho, o trabalho, em fase de gravação, contará com músicas inéditas e regravações. O lançamento da obra ainda não está definido.
O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural (Financiarte), da Prefeitura Municipal de Caxias de Sul, e tem como principais objetivos, oferecer um novo estilo de música nativista, divulgar a musicalidade do artista serrano, atrair o público jovem a conhecer, valorizar e integrar-se à cultural local, além de promover o desenvolvimento cultural da cidade, considerada a Capital Mundial dos CTGs.
Segundo Anderson e Tatiéli, o trabalho trará inovação musical. A música nativista ganhará uma nova roupagem, com uma mescla entre instrumentos típicos e outros ainda pouco utilizados entre os regionalistas, como sax, guitarra semi-acústica e teclado. A inovação também será acompanhada na produção fonográfica. O formato da capa do CD será na forma do antigo vinil compacto, reforçando a ideia de união entre passado, presente e futuro.
A DUPLA
Os jovens músicos vêm participando há cinco anos de rodeios e festivais, representando entidades tradicionalistas de Caxias do Sul. Destacam-se os títulos no Enart 2008, quando Tatiéli conquistou o 1º lugar Intérprete Vocal Feminino e Anderson, o 2º lugar Masculino; e no Festival César Passarinho, onde defenderam a música “Tributo a César Passarinho” e levaram o 1º lugar como música Mais Popular e 2º lugar geral.
Anderson Oliveira tem 24 anos e é natural de Passo Fundo. Possui qualificação em violão, flauta doce, técnica vocal e, atualmente, estuda teoria e percepção musical na Universidade de Caxias do Sul. Iniciou as atividades como músico em 1996. Desde então, integrou corais, grupos de baile e grupos vocais. Pelo CTG Tebanos do Igaí, de Passo Fundo, conquistou três vezes o Enart, com o grupo vocal. Em 2005, mudou-se para Caxias do Sul, onde deu sequência ao trabalho de músico, arranjador e compositor.
Já Tatiéli Bueno, de 22 anos, tem suas origens em Dois Lajeados. Há quatro anos cursa técnica vocal em canto popular e lírico, e tem em andamento os cursos de teoria musical e técnicas de teclado. Campeã de diversos rodeios pelo Rio Grande do Sul, além do 1º lugar no Enart 2008, a cantora destacou-se nas edições de 2007 e 2009, obtendo a 2ª colocação. Hoje, junto com Anderson e outros amigos, integra grupos musicais de entidades de Caxias do Sul.
Mariana Mallmann
Assessora de Imprensa
marimallmann@gmail.com
(51) 9926-5023
Porto Alegre/RS
Colaboração: Tatieli Bueno