A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Lanceiros são tema de mostra em Caxias

Lanceiros são tema de mostra em Caxias

{[['']]}

Release da prefeitura de Caxias:

A Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, por meio da Unidade de Artes Visuais e do Dep. de Arte e Cultura Popular promove nesta terça-feira, dia 17 de novembro, às 15h30min, a abertura da mostra "Marcas da Cultura Gaúcha: Lanceiros Negros - Um trecho da História", com uma performance do espetáculo Mixtu, do programa O Bairro Faz, no Saguão do Centro Administrativo Municipal.

A mostra integra as atividades da Semana da Consciência Negra. Interessados podem visitá-la de 18 a 28 de novembro. A mostra foi produzida a partir de pesquisas bibliográfica e de campo, por meio de consulta em publicações variadas e coleta de imagens, para reprodução em forma de pequenos painéis. O processo de pesquisa e representação num formato expositivo permite que a história tome corpo, chamando a atenção das pessoas e convidando-as a conhecer essa história.

A mostra foi exposta nos Pavilhões da Festa da Uva, durante a Semana Farroupilha 2009. A passagem dos Lanceiros Negros apresenta a autonomia dos negros gaúchos perante a marca da sua história. Por mais que esse corpo de soldados tenha sido quase dizimado, foram protagonistas em vários episódios da Guerra dos Farrapos, mesmo que nem sempre nomeados e comandados para participar, lutavam euforicamente pelo o mais justo e sincero dos ideais, sua própria liberdade como humano.

do Blog Roda de Chimarrão.

Share this article :

+ comentários + 1 comentários

17 de março de 2010 às 17:36

Olá como vai?
Gostaria de falar sobre a foto dos lanceiros.
Estou em SP, e realizo uma pesquisa sobre essas imagens.
por favor me escreva, paulakase@gmail.com

abs
paulinha

Postar um comentário

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados