A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Piratini! Museu Histórico será restaurado

Piratini! Museu Histórico será restaurado

{[['']]}
A restauração do prédio do Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, será anunciada hoje, pela manhã, em cerimônia que oficializa o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 1,2 milhão, equivalente a 60% do total da verba aprovada pela Lei Rouanet. Outros R$ 750 mil estão em fase de negociação com o governo do Estado, responsável pela preservação do local. A expectativa é de que as obras comecem em janeiro de 2010 e a restauração esteja completa nos primeiros meses de 2011.

A restauração, por meio da Lei Rouanet, irá garantir o devido valor à construção de 1819, quando a família de Bento Gonçalves da Silva decidiu erguer o sobrado da rua Coronel Pedroso. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e abrigou o velho Ministério da Guerra no período em que Piratini foi a capital da República Rio-Grandense. Além de investimentos no telhado, em pisos, forros e esquadrias, o Museu irá ganhar acessibilidade e facilitar o acesso de cadeirantes. O projeto é assinado pela produtora cultural Beatriz Araújo.

Hoje, os trabalhadores da instituição, fundada em 1953, preocupam-se em evitar que a ação dos cupins se alastre pelo acervo, que tem várias peças de madeira. O conjunto do acervo passa por temas e épocas diferentes e inclui objetos pessoais do líder farroupilha Bento Gonçalves, telas sobre a Guerra dos Farrapos, mobiliário do século XIX, máquinas de costura, talheres, palmatórias, fardas, armas, vestuário e imagens sacras.

No ano passado, o local foi alvo de dois arrombamentos, sendo furtadas 33 peças – oito espadas do século XIX, 11 pistolas e 14 revólveres. ''Queríamos datar o material, através do encaminhamento de fotografias à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mas o armamento foi levado'', lamenta o diretor do Museu, Bruno Pereira de Ávila. Agora, o prédio, que possui 13 portas externas, conta com sistema de alarme.

Fonte! Correio do Povo de Porto Alegre - RS. Edição do dia 12 de novembro de 2009. Caderno Cidades.
Portal Chasque Pampeano.

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados