A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Câmeras vão vigiar parques e o Laçador

Câmeras vão vigiar parques e o Laçador

{[['']]}
A insegurança em parques e áreas de lazer da Capital será combatida com o uso de câmeras de segurança. A prefeitura pretende concluir em dois meses o processo para instalar 25 equipamentos, que serão monitorados pela Guarda Municipal.

A localização de 20 deles já está definida. Os parques Marinha do Brasil e Farroupilha receberão 11 vigias eletrônicos. Outros três irão para o Parque Moinhos de Vento. Também serão guarnecidos o Paço Municipal e a orla do Guaíba.

Alvo de mais uma pichação na madrugada de ontem, a Estátua do Laçador passará a ser vigiada por uma câmera. A pichação de ontem foi a terceira no monumento e a segunda em pouco mais de duas semanas. O episódio anterior ocorreu na madrugada de 14 de fevereiro. Os pichadores podem ter sido os mesmos nas duas ocasiões.

Depois do ataque anterior, a Guarda Municipal reforçou a fiscalização no local. Os patrulhamentos durante a noite aumentaram de três para cinco. A pichação de ontem ocorreu entre as patrulhas da 0h14min e das 3h30min.

- Não temos efetivo para manter um homem fixo - afirmou o comandante da Guarda Municipal, Roben Martins.

A esperança de dar um fim a pichações como a de ontem reside nas 25 câmeras que serão implantados com recursos do governo federal, em um investimento de R$ 700 mil. O secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D'Ávila, informa que as câmeras já chegaram e que falta concluir a licitação por meio da qual será escolhido o local de monitoramento. O secretário acredita que esse processo deverá demorar em torno de 60 dias.

Ainda sem um esquema de prevenção eficiente contra as pichações, o Laçador conta pelo menos com um remédio rápido. Os garranchos feitos pelos vândalos no monumento duraram poucas horas.

No começo da tarde, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana já havia removido os rabiscos. Isso foi possível porque a estátua está protegida por tinta antipichação, responsável por formar uma película que isola e protege a pintura original. Basta uma lavagem para deixar o monumento como novo.

Fonte: Zero Hora e Chasque Pampeano.
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados