A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » 22º Entrevero Cultural de Peões Farroupilhas

22º Entrevero Cultural de Peões Farroupilhas

{[['']]}
Nos dias 22, 23 e 24 de abril Tramandaí sediará o 22º Entrevero Cultural de Peões Farroupilhas. O evento acontece em Tramandaí em razão de ser esta a cidade do atual Peão Farroupilha - Maickel Martins Danielce (CTG Potreiro Grande - 23ª RT). As atividades acontecerão no Centro Municipal de Eventos, localizada nas margens da Lagoa do Armazém, no bairro Centro Lagoa, no município. O concurso acontece nas categrias guri (de 12 a 17 anos) e peão (a partir de 17 anos).

De acordo com o MTG o Concurso Estadual de Peão e Guri Farroupilha é um dos eventos mais importantes do Rio Grande do Sul. Embora se revista com características de concurso, ele tem como principal objetivo o incentivo ao estudo da história, da geografia, do folclore, do tradicionalismo gaúcho, da cultura típica gaúcha, especialmente a que tem origem nos campos do nosso pago gaúcho.

O evento propicia a integração e a confraternização de jovens de todo o Estado, que se reúnem para demonstrar suas habilidades com o cavalo, na dança, na declamação e no artesanato em couro.

Em 1988, por ocasião da 27ª Convenção Tradicionalista do MTG, realizada na cidade de Caxias do Sul, de 28 a 31 de junho, foi instituído o Concurso Estadual do Peão Farroupilha. A primeira edição aconteceu na cidade de Cachoeira do Sul, 5ª RT, cujo vencedor foi o jovem Agnaldo Reis, da 4ª RT, do P. L. “Esteios de Japejú”, Uruguaiana. Até o ano de 1992, o referido evento acontecia paralelo ao Concurso Estadual de Prendas. Já no ano seguinte, 1993, passou a acontecer desvinculado do mesmo, na cidade e região tradicionalista representada pelo Peão Farroupilha. Foi então que aconteceu na cidade de Restinga Seca / 13ª RT.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 8141-9708.

do Jornal Dimensão
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados