A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Cavalgando por consciência

Cavalgando por consciência

{[['']]}

Redação ON

Mais de de 50 participantes dos grupos Cavaleiros do Planalto Médio e Cavaleiros do Mercosul percorreram as principais ruas de Passo Fundo, no último sábado, pela conscientização da doação de órgãos. Conforme um dos participantes, a ideia nasceu de um pedido da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. No Brasil mais de 60 mil pessoas estão na fila à espera de um órgão. No Hospital São Vicente de Paulo são 411 pacientes na angustiante fila por um transplante de rim, córnea ou fígado. A cidade é considerada referência nesses procedimentos médicos. Desse total, 277 pessoas precisam de um transplante de córnea, fígado são 51 e rim 83 pessoas.

A saída da cavalgada aconteceu 9 horas em frente ao Instituto Educacional, no Boqueirão. Depois o trajeto começou pelo HSVP onde médicos, enfermeiros e transplantados saudaram os participantes. Depois disso, na Academia Passo-fundense de Letras houve uma solenidade. O trajeto terminou com uma passada nos órgãos de comunicação da cidade, pelo Hospital da Cidade até o Parque Turístico da Roselândia.

O transplante pode representar uma mudança na condição de vida, ou o retorno a uma vida normal. Deste total de pessoas na lista, 277 esperam por um transplante de córnea; 83 por um transplante de rim; 51 por um transplante de fígado. Contudo, quem está do outro lado nem sempre entende o que representa a doação de um órgão. Segundo a Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, são 3.047 pessoas em lista de espera no estado. A mudança de condição na vida delas depende, em muito, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). No HSVP ela é responsável pelo contato com as famílias dos potenciais doadores. De acordo com o médico pneumologista Luis Amauri da Silveira Palma, responsável pela Comissão, o papel da CIHDOTT é contribuir para o aumento de doadores efetivos de órgãos e tecidos e colaborar com a criação de uma cultura de doação.

Os números

Doações de órgãos no RS em 2009
- Doadores efetivos = 126
- Remoções de rim = 270
- Remoções de fígado = 114
- Remoções de coração = 27
- Remoção de pulmão = 61
- Remoção de pâncreas = 12
- Remoção de córneas = 2.117
Fonte: CNCDO/RS

Doações de órgãos no HSVP em 2009
- Remoções de fígado = 5
- Remoção de rim = 12
- Remoção de córneas = 17
- Remoções de segmentos ósseos = 85
Fonte: CIHDOTT/HSVP

Transplantes de órgãos no HSVP em 2009
- Rim = 7
- Fígado = 17
- Córneas = 41
- Ossos = 62

Fonte: CIHDOTT/HSVP

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados