A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Maçanico no jornal Eco da Tradição

Maçanico no jornal Eco da Tradição

{[['']]}
O colunista do Jornal Eco da Tradição, publicado pelo MTG, aborda em sua edição de junho a dança do Maçanico.

Maçanico

Por Toni Pereira

Diretor do Subdepartamento de Danças Tradicionais do MTG

É uma de nossas danças mais animadas. O nome “Maçanico” constitui uma corruptela de “Maçarico”, ave do Sul do Brasil. Essa dança por suas características

coreográficas parece ser apesar de a música adquirir, quando executada por violinistas autênticos do Rio Grande do Sul, um estilo sincopado, alheia a música portuguesa.

Com o nome de “Maçanico” surgiu no Estado de Santa Catarina e daí passou ao Nordeste do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Seu desenvolvimento coreográfico

parece ser de fácil aprendizagem, sendo aconselhável aos alunos iniciantes.

Características interpretativas:

O Maçanico é uma dança com características do ciclo das Contradanças (3ª Geração Coreográfica), principalmente pela vivacidade na sua execução.

Formação: com ou sem música

Posição inicial: frente a frente, em fileiras opostas

Número de figuras: duas

Passos utilizados: passos de marcha e/ou marcações

Número de repetições: executa-se toda a dança no mínimo duas vezes.

Possíveis alterações para a 3ª edição:

Posição inicial:

Uma definição da melodia introdutória:

“Na melodia introdutória (das três colcheias do 8º compasso até o 1º tempo do 16º compasso) que pode ser repetido a bel prazer. Se os pares já não estiverem postados, …”

1ª Figura (Avanço e Retorno):

Esclarecimento da altura das mãos: “… tomados ou tomando-se pelas mãos, até a conclusão do primeiro passo de macha (direita do peão e esquerda da prenda, mais ou menos a altura dos ombros), avançam em colunas…”

2ª Figura (Giro):

Esclarecimento do momento de soltar das mãos e que todos os giros são realizados mais ou menos no mesmo lugar: “Os pares inteiramente soltos ou soltando-se das mãos executam quatro passos de marcha e/ou marcações de passos de marcha (totalizando quatro movimentos) podendo soltar-se das mãos até a conclusão do primeiro passo de marcha, …”

3º parágrafo: “Os pares realizam novamente, um giro mais ou menos no mesmo lugar mediante mais quatro passos de marcha e/ou marcações de passos de marcha…”

do Blog do MTG


Informações sobre o blog do MTG

Para economizar o tempo de quem acessa o blog do MTG, a partir de hoje, todas as informações poderão ser encontradas em um único endereço: www.clicrbs.com.br/mtg. A mudança tem a finalidade de facilitar a busca por informações sobre o Movimento e sobre o tradicionalismo gaúcho, criando um único endereço. O blog também poderá continuar sendo acessado diretamente pela página do MTG e pelo portal Regionalismo. Obrigado pela compreensão e continuem conosco!
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados