A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Peçuelos da Leitura

Peçuelos da Leitura

{[['']]}
PremièreAge participa da concepção dos Peçuelos da Leitura

A PremièreAge Estratégia Criativa reconhece a importância que a leitura tem, como fonte de sabedoria e instrumentalização na formação de uma sociedade consciente. Por este motivo, em parceria com a Secretaria da Cultura e a 25ª Região Tradicionalista idealizou o Projeto Peçuelos da Leitura. A PremièreAge criou o nome, a identidade visual e acompanhará a implantação do projeto, propondo estratégias e ações de comunicação para o estímulo à leitura.

A logomarca retrata o ato da leitura e o livro, ambientada no nativismo gaúcho, valoriza a união, aspecto presente no tradicionalismo. As cores verde, amarelo e vermelho impressas na imagem do livro, arremetem à literatura inicialmente tradicionalista que será disponibilizada através dos peçuelos e distribuída entre as entidades ligadas a 25ª RT.

Sob a realização da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, por meio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, em parceria com a 25ª Região Tradicionalista e o Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS, os Peçuelos da Leitura tem como principal objetivo tornar acessível o livro e a leitura, que nesta ação tem na sua maioria a literatura regionalista, escritores gaúchos e edições referentes à História do Rio Grande do Sul, dirigido aos leitores ligados ou simpatizantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Peçuelo, do espanhol Pezuelo, é uma espécie de alforje, saco geralmente de couro ou tecido, conhecido também como Mala de Garupa. Tem o formato de duas bolsas unidas por uma extensão, usadas para carregar pertences sobre o lombo de cavalos ou para o gaúcho a pé, jogada sobre o ombro. Este objeto está presente nas lides do habitante dos pagos sulinos desde os tempos antigos. Torna-se prático e pertinente na promoção da leitura e literatura regionalista, dentro deste que é o maior movimento social e cultural do estado. Esta primeira fase do projeto contará com 50 peçuelos, sendo que, cada um deles conterá 10 diferentes livros, totalizando 500 obras. Eles serão distribuídos inicialmente entre as entidades ligadas a 25ª RT, que abrange 6 municípios e diretamente cerca de 35.000 pessoas.

As obras circularão ainda em eventos como cavalgadas, rodeios e acampamentos, a exemplo da Semana Farroupilha, agendada para setembro de 2010. O lançamento dos Peçuelos acontece no dia 22 de junho de 2010, às 20h30min, no Largo da Estação.

PremièreAge Estratégia Criativa
Av. Julio de Castilhos 2140/2120
95010-002 - Caxias do Sul
(54) 3214 4008 (54) 8402 0450
pa1@pa1.com.br - www.pa1.com.br

do Blog do Léo Ribeiro
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados