A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » 15 mil pessoas passaram pelo Enart

15 mil pessoas passaram pelo Enart

{[['']]}
Para uma cidade tipicamente alemã, a invasão do tradicionalismo gaúcho caiu como uma luva. Por dois dias, Venâncio Aires foi palco de uma festa de integração cultural. A primeira fase Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaucha (Enart) 2010 reuniu 39 municípios e um público de aproximadamente 15 mil pessoas invadiu o Parque Municipal do Chimarrão, superando todas as expectativas da comissão organizadora. A beleza das apresentações e a proximidade com a cultura gaúcha deixaram marcas e o sentimento de saudades naqueles que acompanharam o evento.

A etapa Inter-Regional do Enart na Capital do Chimarrão se iniciou ainda na noite de sexta-feira, 20 de agosto, com palestras na Escola Monte das Tabocas e no auditório do Parque Municipal. Aos poucos, ônibus, vans e carros de dezenas de cidades do Estado tomaram conta do pátio e da área de camping do parque, para um final de semana que prometia ser inesquecível. Com muito sol e temperaturas elevadas, os dias de sábado e domingo contaram com ingredientes completos para o sucesso da festa.

Na manhã de sábado, houve Seminário de Atualização Tradicionalista (SAT), no qual as invernadas levaram seus espetáculos ao encontro da comunidade. Escolas, entidades assistenciais, casas de repouso e pontos turísticos da cidade receberam os grupos em um momento diferente de reverência às tradições gaúchas.

A abertura oficial das competições foi marcada pelos discursos de autoridades municipais e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que exaltaram a organização e a hospitalidade do povo local. O prefeito Airton Artus aproveitou a oportunidade e reiterou a campanha do município para ser sede do acendimento da Chama Crioula em 2012.

DISPUTAS ENCANTARAM

As 22 modalidades de competição apresentadas no sábado encantaram e aumentaram ainda mais a expectativa do público para receber, no domingo, as Danças Tradicionais da Força A. Nem o cansaço do segundo dia de apresentações tirou o brilho das danças, que deixaram a plateia maravilhada. “A qualidade das apresentações foi incrível. As inovações na entrada e saída das invernadas foram diferentes até o final desta Inter-Regional. Inclusive, os grupos da Força B proporcionaram um grande espetáculo nas Danças Tradicionais”, afirma a presidente da Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (Atva), Luce Carmen Mayer.

A secretária municipal da Cultura, Esportes e Turismo, Cleiva Heck, também ficou impressionada com as apresentações. “Pude perceber que é uma competição na qual os grupos se respeitam. Há muita preparação e criatividade para realizar essas apresentações impecáveis”, considera. A secretária destaca, ainda, que todos os visitantes elogiaram muito a estrutura oferecida e a organização da cidade. “Se depender dos coordenadores das outras regiões tradicionalistas, as chances de Venâncio Aires voltar a sediar esse evento são grandes”, finaliza.

O prefeito Airton Artus destacou o sentimento de orgulho da Capital do Chimarrão em ser palco de grandes eventos em nível estadual e nacional. “Queremos continuar incentivando a cultura gaúcha no nosso município, atraindo para Venâncio Aires eventos dessa magnitude. Além da Inter-Regional do Enart, fortalecemos, nesse final de semana, a nossa candidatura para atrair o acendimento da Chama Crioula. A equipe que organizou esse evento e toda a comunidade de Venâncio Aires estão de parabéns por prestigiarem as apresentações e entender a importância da cultura para a formação de uma cidade melhor”, salientou Artus.

O presidente do MTG, Oscar Fernandes Gress, também fez elogios à estrutura oferecida e o apoio da administração municipal. Gress agradeceu ao prefeito Airton Artus, afirmando que “quem investe em cultura, investe no melhor que há no mundo. Podemos ter orgulho dessa cultura ímpar, pois somos gaúchos e tradicionalistas”.

Resultados

A divulgação do resultado foi o momento mais aguardado. No final da tarde de domingo, a euforia tomou conta dos grupos durante o anúncio dos classificados para a fase final do Enart, no mês de novembro, em Santa Cruz no Sul. Venâncio Aires classificou representantes em quatro modalidades. Nas Danças Tradicionais Força B, o CPF Terra de Um Povo se classificou em 5º lugar; Evelaine Barbian, também do CPF Terra de um Povo, classificou-se em segundo lugar na modalidade Declamação Feminina; Bruno Cassariego e Cristiane Hertezer, do DTG Piazito da Tradição, classificaram-se em primeiro na Dança Gaúcha e Salão; Marla de Oliveira, do CTG Erva Mate, classificou-se em segundo como Solista Vocal Feminino.

* Danças Tradicionais (Força A )

1º) DTG AA. Souza Cruz – Santa Cruz do Sul
2º) União Gaúcha João Simões Lopes Neto – Pelotas
3º) CTG Negrinho do Pastoreio – Pelotas


* Danças Tradicionais (Força B)

1º) CTG Porteira dos Pampas – Teutônia
2º) DTG Polivalente – São Jerônimo
3º) Piquete dos Lanceiros de Mauá – Arroio Grande

Informações da Gazeta do Sul

Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados