A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Acampamento Farroupilha: Orgulho Gaúcho desde 1987

Acampamento Farroupilha: Orgulho Gaúcho desde 1987

{[['']]}
Entidades têm até o dia 5 de setembro para concluir construções

Mais de 370 piquetes estão inscritos para participar do Acampamento Farroupilha 2010, cuja construção dos galpões tem prazo definido para terminar. As entidades participantes têm até o dia 5 de setembro para concluir a instalação dos galpões. Maior manifestação cultural do tradicionalismo no Rio Grande Sul, o Acampamento Farroupilha abre oficialmente no dia 7 de setembro e vai até o dia 20 do mesmo mês.

No final da tarde de sexta-feira, 20, encerrou-se o prazo para a entrega das licenças às entidades inscritas no acampamento. A infraestrutura da prefeitura no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) já começou a ser montada. São os locais onde funcionam espaços administrativos, praça de alimentação, lojas, feiras e estabelecimentos comerciais, como padaria, açougue e supermercado.

Inaugurado em 1982, o Parque da Harmonia recebeu o nome de Parque Maurício Sirotsky Sobinho em março de 1987. Neste ano, foi realizado o 1º Acampamento Farroupilha reunindo diversos CTGs e piquetes que acampam até hoje. O pioneiro em montagem de galpão é o Velho Camboim com o piquete Marasquim.

Nos anos anteriores não havia acampamento, e sim grupos de amigos ou piquetes que ficavam na área de fazendinha. Eles cavalgavam até ao parque, um ou dois dias antes do desfile de 20 de setembro, fazendo do local uma pousada ou ponto de concentração. Os mais antigos frequentadores faziam suas gauchadas bebendo e tocando gaita ponto e violão, principalmente nos finais de semana, quando o parque é muito frequentado por famílias que gostam de fazer ali o seu churrasco.

O número de acampados evoluiu com o tempo. Até 1995 eram em torno de 100. De 1996 a 2000, subiu para 170 grupos. De 2001 a 2003 foi para 240. Em 2004, passou para 317, mais praça de alimentação e pontos comerciais. Em 2005 foi instituída a obrigatoriedade de apresentação de projetos culturais pelas entidades acampadas. O número de participantes cresceu até 2008, quando atingiu 400 entidades culturais, mais patrocinadores e entidades organizadoras. Em 2009, o limite foi diminuído, em razão de obras que restringiram a área útil do evento

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Fonte: Site PMPA e do Chasque Pampeano
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados