A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Coluna "Tradição e Cultura" do Jornal A Semana

Coluna "Tradição e Cultura" do Jornal A Semana

{[['']]}
TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade


COROAÇÃO DO MAIOR CONCURSO DO RS

Bueno! Não é a Ciranda Cultural de Prendas fase regional e nem a fase estadual. É o concurso integrado de peões e prendas que é realizado em nosso município, que neste ano teve mais de 100 inscritos (no ano pas-sado teve 93 candidatos) – peões e prendas de todas em todas as categorias.

Não existe no Rio Grande um concurso com tantos candidatos, com a participação de TODOS os CTGs de uma cidade, e que culmina com a rea-lização do grande baile de integração e troca de faixas, que no dia 21 de agosto realizou as provas e no dia 22 a mostra folclórica.

E no dia 28, no galpão do CTG Amaranto Pereira, às 21h, terá o iní-cio da colocação das faixas e crachás do referido concurso e do concurso de Prenda e Peão da Semana Farroupilha de Alvorada 2010. E o grande baile de integração e de colocação das faixas e crachás, terá início às 23h e será animado pelo Grupo Marca de Campo. Valor do ingresso será de apenas R$ 10,00, com jantar campeiro opcional. Informações no TEU CTG ou en-tão com o subcoordenador Giovani pelo fone 051.9149.4977 ou com o Di-retor Artístico e Cultural de Alvorada - Sergio Spier, pelo fone 051.9307.3767. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CHARLAS DA SUBCOORDENADORIA

Bueno! A passos largos estamos nos aproximando dos festejos da Semana Farroupilha em todo o Rio Grande. E em Alvorada não é diferente. A próxima charla da Subcoordenadoria acontecerá no dia 30 de agosto no galpão do CTG Sentinelas do Pago. E a charla seguinte será no dia 6 de setembro, no galpão do CTG Amaranto Pereira. A pauta destas duas char-las será o desfile farroupilha, pois, em termos de programação (rondas, a-campamento na praça central e busca da Chama Crioula), está tudo muito bem alinhavado. Contatos com o Subcoordenador Giovano pelo fone 051.9149.4977.

CTG SENTINELAS DO PAGO

Bueno! Faz 14 anos que um grupo de chirús – integrantes da patro-nangem, do conselho e pais de integrantes das invernadas mirim, juvenil e adulta, formaram a pujante Invernada de Chirús do CTG Sentinelas do Pa-go. E para comemorar esta data, nada como um grande baile. Será no dia 4 de setembro, com a realização do Baile do Churrasquinho (que será servido a noite toda), e do 14º aniversário desta Invernada, que terá a animação do Grupo Rebeldia. Informações com o patrão Paulo pelo fone 8420.4678. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no Bairro Regina, na Parada 56.

CTG GILDO DE FREITAS

Bueno! No dia 11 de setembro, acontecerá um grande baile de for-matura de fandango no galpão do CTG Gildo de Freitas e que terá a anima-ção do Grupo Marca de Campo. Informações pelo fone 3340.8762. O CTG fica no Parque dos Mayas, em Porto Alegre.

BUSCA DA CHAMA CRIOULA

Bueno! Mesmo que a Chama Crioula para os festejos farroupilhas o no nosso Estado tenha sido acesa na longínqua cidade de Itaqui, no dia 14ª de agosto, a Campeira de Alvorada buscará a Chama Crioula na Ilha de Fanfa, para os festejos em nossa cidade, com saída dia 7 de setembro e re-torno à pata de cavalo dia 10, com abertura do acampamento farroupilha na praça e primeira ronda no galpão do CTG Amaranto Pereira.

COMBATE DO FANFA

Triunfo, terra de nascimento do general Bento Gonçalves, foi palco de várias batalhas e a mais sangrenta delas ficou conhecida como Combate do Fanfa. Teve início na tarde do dia 02 de outubro de 1836. Bento Gon-çalves acampou na Ilha do Fanfa com mil e quinhentos homens. Tinha co-mo meta encontrar a brigada do coronel Domingos Crescêncio, na margem direita do Rio Jacuí.

A esquadra do almirante Greenfell encurralou Gonçalves, ao mesmo tempo que a artilharia abria fogo de terra. O combate encerrou na tarde do dia 4 de outubro, com a rendição de Bento Gonçalves para o comandante Bento Manoel Ribeiro, com baixa de duzentos soldados feridos, cento e vinte mortos. Foram presos, ainda, Onofre Pires, Marciano Ribeiro, Pedro Boticário, José Calvet e outros. Em 10 de setembro Bento foge do Forte do Mar, na Bahia, onde se encontra aprisionado (Fonte: www.popa.com.br).


Valdemar Engroff
Telefone de casa: 051.3443.4125 – à noite; Celular: 051.9966.5164 valdemar@engroff.com.br
gaucho.valdemar@pop.com.br
ogaucho.taura@hotmail.com - MSN
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados