A Rádio Que Orgulha o Chão Farrapo!!!
Home » » Semana Farroupilha inicia-se no dia 9 de setembro nos Pavilhões em Caxias do Sul

Semana Farroupilha inicia-se no dia 9 de setembro nos Pavilhões em Caxias do Sul

{[['']]}
Caxias do Sul – A Semana Farroupilha se aprochega, faltam 15 dias para o início dos festejos. Nesta edição, além das comemorações gauchescas, também serão homenageados os 100 anos da elevação de Caxias à categoria de cidade. A preocupação com o meio ambiente, principalmente com as árvores, será reforçada. Está em confecção um regulamento determinando a proibição de cortar e pregar árvores ou amarrar animais nos troncos, maus-tratos e abandono de bichos, atear fogo direto no solo e poluir o ambiente.

– Eles (os participantes) vão receber um alvará. Se descumprirem o que foi assinado, no ano que vem vão perder o direito de acampar – antecipa o coordenador da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT), Jó Arse.

Faixas espalhadas vão orientar os tradicionalistas sobre os procedimento ambientais. A organização também promete colocar uma estrutura de ferro temporária e cordas para segurar os animais. Para o fogo, é recomendado levar tijolos. A principal mudança é que haverá uma fiscalização específica para crimes ambientais, com cinco fiscais da Brigada Militar (BM), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da 25ª RT.

A segurança do parque estará com a BM e seguranças particulares, como de hábito. No ano passado, 8 mil tradicionalistas acamparam. A previsão é superar este número por conta da infraestrutura melhorada. Nesta semana, o mapa de como ficará o acampamento será fechado.

– Estamos esperando em torno de 400 acampamentos. Famílias poderão ficar no gramado em frente ao Centro de Eventos. O restante permanece atrás do pavilhão 2 e junto ao monumento Jesus Terceiro Milênio – explica.

Na próxima segunda-feira inicia-se o período de reservas para se instalar nos Pavilhões. A montagem de barracas estará autorizada a partir do dia 6 de setembro.

A festa farroupilha promete novidades já na abertura, dia 9 (uma quinta-feira). O tradicional show será mantido, mas intérpretes consagrados do Estado apresentarão também canções inéditas inspiradas em Caxias. Um DVD será gravado neste dia.

Além de homenagearem a cultura gaúcha, os 10 artistas convidados, juntamente com a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias, estarão demonstrando respeito à capital mundial dos CTGs.

A programação artística completa deve fechar com 15 shows estaduais e 40 locais, antecipa Jó Arse. A disposição do palco vai mudar. Em vez de à esquerda do portão principal do pavilhão 2, vai para a direita.

Assim como na última Semana Farroupilha, o desfile tradicionalista será mantido no dia 19 (um domingo), às 17h, na Rua Sinimbu.

O tema da Semana 2010 é Farroupilhas: Ideais, Cidadania, Revolução.

babiana.mugnol@pioneiro.com
BABIANA MUGNOL

Do Portal Pioneiro, junto ao ClicRBS
Share this article :

Ouça ao vivo

Curta no Facebook

 
Registrado © 2013. RádioTertúlia.com - Piratini/RS - Todos os direitos reservados